ENDOCRINOLOGIA

A sede da Associação Brasileira Beneficente de Apoio ao Cidadão (ABBAC) em Lima Duarte presta consultas e exames em diversas especialidades médicas.
Sendo assim, a cada edição, irá abordar um tema de saúde, consultando especialistas na área.
Nesse mês, entrevistamos a médica Endocrinologista Juliana Chaves Costa, que falou um pouco sobre essa área médica e os atendimentos que podem ser realizados aqui em Lima Duarte, na sede da ABBAC.
Endocrinologia e a especialidade médica que cuida do funcionamento das glândulas e das doenças que as afetam. As glândulas são órgãos do corpo humano que liberam os hormônios na corrente sanguínea. Já os hormônios, por sua vez, são substâncias que regulam o funcionamento de diversas funções do nosso organismo.
Conheça um pouco mais sobre essa especialidade médica e sobre o trabalho desenvolvido pelo Endocrinologista na ABBAC – LD:
Nome: Juliana Chaves Costa.
Formação: Medicina – Endocrinologia e Metabologia.
Há quanto tempo atende em Lima Duarte? 5 anos.
Quais os principais casos atendidos pela Endocrinologia? Diabetes Mellitus, Disfunções da tireóide e obesidade.
Você atende todas as idades? Sim.
Como as pessoas podem evitar esses tipos de problemas? A base é a mudança dos hábitos de vida: boa alimentação, atividade física, boa ingesta hídrica e cuidado com o sono.
Existem doenças mais graves causadas por problemas endócrinos? Quais? Sim, nós endocrinologistas também cuidamos de diversos tipos de tumores, desde tumores tireoidianos até tumores existentes em uma região do cérebro chamada hipófise.
Após o diagnóstico da maioria das doenças, como é feito o tratamento? Geralmente acompanhamos a resposta do tratamento com exames laboratoriais e exames de imagem, além das queixas atuais dos pacientes.
Qual a faixa etária que tem mais problemas endócrinos? Porquê? Quais? Os pacientes mais acometidos por doenças endocrinológicas são as mulheres acima de 45 anos, devido principalmente ao ganho de peso e irregularidade alimentar.
Como evitar esses problemas nessa faixa etária? Como tratá-los? A base é a mudança dos hábitos de vida: boa alimentação, atividade física, boa ingesta hídrica e cuidado com o sono.
Existe sexo e uma faixa etária que mais procura o serviço de Endocrinologia? Quais? Porquê? Mulheres entre 30 e 50 anos procuram mais o endocrinologista, principalmente por queixas de peso.
Quais sintomas levam as pessoas a procurar um Endocrinologista? São indicados por outros médicos? Porquê? Ganho ou perda de peso, cansaço, alteração do sono.
A grande preocupação atual com a saúde e perda de peso aumentou a procura por endocrinologistas? Sem dúvidas, não somente pela questão estética, mas as pessoas, após a pandemia vem se preocupado mais em envelhecer de forma mais saudável e o endocrinologista pode auxiliar neste processo.
Como a endocrinologia pode ajudar em tratamentos para perda de peso? Através de orientações de mudanças de hábitos como alimentação e atividade física e em algumas situações há também a necessidade de utilização de medicação.
Como alertar as pessoas sobre os riscos de tratamentos “milagrosos” para emagrecer? Nenhum medicamento funciona de forma isolada, sem mudança de hábitos. Para se ter um resultado duradouro é fundamental que se associe uma boa alimentação e atividade física regular.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar