ARTESÃOS UNIDOS EM ASSOCIAÇÃO

A Associação de Apoio ao Artesão foi criada agora em 2023 e o primeiro evento público oficial foi no dia 07 de maio, com a primeira edição da feira “Artesão na Praça”.
A Associação tem objetivos como acolher, valorizar, divulgar, aperfeiçoar e reconhecer talentos, sendo:
*Acolher reunindo pessoas, ideias, e diferentes artesanatos;
*Valorizar cada trabalho, mostrando o espaço que cada um tem na sociedade;
*Aperfeiçoar, com cursos de capacitação e multiplicação de conhecimentos;
* Reconhecer, dando a oportunidade de todos ganharem dinheiro com o que amam fazer;
* Aumentar vendas e divulgação.
Uma das integrantes e idealizadoras, Leiliane Silva, explica que “a ideia do projeto é estimular a economia local com o artesanato e, ao mesmo tempo, juntar pessoas com os mesmos interesses, conhecer novas pessoas, novas histórias, novos trabalhos e técnicas”, relata.
A origem do nome da Associação é por ser um grupo de pessoas que querem se apoiar, lutar por um objetivo em comum, chegar num comum acordo, nem sempre único, mas, com certeza, com democracia e voto de maioria.
A Associação hoje está com mais de 30 pessoas, mas deve crescer e realizar grandes feiras expositoras de produtos, todo primeiro domingo do mês, na Praça JK, além da participação em outros bons eventos. O movimento está sempre atento às iniciativas locais para se adequar ao que acontece na região, pois o objetivo é caminhar em comum-unidade com a sociedade. Em algumas datas, a edição do evento é alterada para acontecer em parceria com algum evento local.
O grupo de artesãos é regional e pretende ter oportunidades de realizar eventos em Olaria, Pedro Teixeira e Conceição de Ibitipoca. “Enfim, o artesanato merece o alto patamar, pois nosso artesanato é lindo!”, ressalta Leiliane.
A Associação ainda não tem uma Diretoria formada, pois a gestão é coletiva através de um grupo de voluntárias que atuam como liderança administrativa-participativa e se reúne toda terça-feira, às 21hrs, de forma on-line.
Os artesãos têm todos os tipos de trabalhos manuais e caseiros, como crochê, trabalhos em tecido, biscuit, mdf, gesso, bordado, ponto cruz, laços, biscoitos artesanais, geleias, licores…
A expectativa é levar o artesanato regional à valorização que merece e em todos os lugares. Eles sonham, também, em ter uma loja física e um espaço para trabalhar. “Sei que é um passo de cada vez. Teremos muitas alegrias e desafios. A luta pode demorar, mas nada é impossível!”, afirma Leiliane.
Na 1ª Feira Artesão na Praça, eles foram muito bem aceitos, com mais de 250 pessoas que passaram pela Praça JK, viram e compraram os produtos. Além das boas vendas e ambiente agradável, as pessoas puderam ouvir a boa música de Tanuse e Dinho e Thiago Gonçalves. Os artesãos contaram ainda com o apoio da Loja Ecológica Mistic House (Virgínia) na decoração, que tem uma vitrine colaborativa incrível e que apoia o movimento desde a primeira reunião.
Eles já participaram, também, do Feirão da Associação Comercial, do desfile do Clube do Carro Antigo e da Feira do Produtor Rural.
A Associação estabeleceu algumas regras, sendo que, na Feira nos primeiros domingos de cada mês, somente associados podem participar. Hoje a Associação cobra um valor de R$20 de mensalidade, 5% de vendas em eventos onde o artesão expõe e 15% em feiras onde o artesão é representado. Estes valores são utilizados para custear e buscar melhorias no trabalho on-line, com profissionais capacitados, marketing, mídias sociais e ter infra-estrutura para os eventos.
A Associação já tem outros eventos programados, que podem ser conferidos na página no instagram:
@artesao_ld
Lá também pode-se ver melhor o trabalho de cada artesão, produtos e contatos.
O movimento vem recebendo apoio de outros coletivos e associações e estabelecendo parcerias para fortalecimento da manifestação artística-cultural local. Alguns dos eventos já programados são: o Bazar Fashion Week da Fun House Casa de Cultura e a 4ª Semana Cultural da Associação Cultural Caminho da Serra, além de alguns movimentos intermunicipais em parceria com o Clube do Carro Antigo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar