Por onde anda
Temos uma coluna no Jornal LD & Cia. para falar dos limaduartinos que saíram para estudar/trabalhar fora e hoje têm outra vida e família. Essa é uma forma de matarmos um pouco da saudade de nossos parentes, amigos ou conterrâneos e também de valorizar o esforço que tiveram e o estímulo que dão a tantos outros.
Rafael Moreira Guedes tem 29 anos e é filho de Roberto Carlos Almeida Guedes e Terezinha Aparecida Moreira Guedes.
Ele saiu de Lima Duarte em 2010, foi para Juiz de Fora fazer o ensino médio integrado no IFET, antigo CTU. Após o ensino médio, foi aprovado na UFJF, em Engenharia Mecânica, através do PISM.
Ele concluiu o curso em 2018 e ingressou no mestrado em Modelagem Computacional na própria UFJF, em 2019. Com o fim da bolsa de mestrado, Rafael consegui um emprego na área de engenharia de dados, que foi o seu foco no mestrado, e está nele até hoje.
Atualmente ele mora em SP capital, junto com a namorada, Palloma, com quem está há 9 anos.
Confira as opiniões de Rafael:
Ainda tem parentes em LD? Quem? Vem sempre aqui?
Ainda tenho muito parentes em LD, como meus pais e diversos outros familiares. Desde que me mudei pra SP, só voltei em LD uma vez. Mas tenho a intenção de ir pelo menos 2 vezes no ano.
Acompanha notícias da terra natal? Como?
Acompanho notícias sobre a cidade através de meus pais.
Como você lida com a distância da família, amigos e terra natal?
Quanto à distância, eu lido conversando com meus pais todos os dias. Além disso, também combinamos deles virem nos visitar quando possível.
O que acha que LD mudou para melhor? E para pior?
Acredito que a cidade está muito boa hoje em dia, com mais opções de lazer.
Como você, como jovem limaduartino, avalia as oportunidades de estudo/trabalho na cidade?
Acredito que LD está em uma posição privilegiada de proximidade com JF, o que faz com que seja possível jovens conseguirem ter um estudo de qualidade. Fui privilegiado de poder morar em JF para os meus estudos, mas sei que por ser perto é possível ir e voltar para fazer uma graduação.
O ensino público de LD é de extrema qualidade e não deixa nada a desejar. Estudei a minha vida toda nos colégios públicos daí, como no Bias Fortes e na Adalgisa.
Qual conselho você dá pros jovens limaduartinos que estão na fase de decidir futuro/profissão?
Um conselho que posso dar para quem está na idade de escolher a sua profissão é sempre fazer o que a gente gosta, pois um bom profissional não precisa de nenhum curso específico. Porém devo dizer que, na minha área de programação, existem muitas oportunidades no mercado atualmente. Então quem tem vontade de fazer algum curso voltado para isso, eu recomendo bastante. Mas vale sempre lembrar que possuir oportunidades hoje não é garantia de empregos no futuro.