FESTA NA FAZENDA CULTURA E SOLIDARIEDADE
Norma Baumgratz
A tradicional Festa na Fazenda do Marcelo, realizada entre Olaria e São Domingos da Bocaina, no sentido Palmital, foi realizada com sucesso no dia 20/05.
Os moradores e visitantes puderam ajudar e aproveitar muito das atrações como missa, show de prêmios e leilão. Puderam também degustar diversas bebidas e guloseimas típicas, ao som da Banda Forró de Cheiro. E ainda fizeram caridade, pois toda a renda da Festa é destinada ao Lar São Vicente de Paulo, o Albergue de Lima Duarte.
O criador e organizador da Festa, Marcelo Paiva conta que começou a realizar a festa em 2011, porque o padre de Olaria estava indo nas fazendas celebrar uma missa. Então fizeram uma primeira festa para arrecadar dinheiro para a reforma da Igreja de Olaria. E o evento foi um sucesso desde a primeira! Fizeram novas festas todos os anos seguintes e só pararam na pandemia.
A arrecadação já beneficiou várias entidades como Igreja de Olaria, Igreja do Rosário de Lima Duarte, APAE, Banda de Música Maximiano Nepomuceno, Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte e o Albergue São Vicente de Paulo de Lima Duarte, que já recebeu doação durante 3 anos, devido à necessidade da entidade.
Marcelo conta que recebe ajuda dos seus irmãos, vizinhos da fazenda, clientes do salão, dos amigos, do comércio de Lima Duarte e das entidades beneficiadas. “É uma forma de interagir com nossos vizinhos, familiares e amigos. É muita diversão e ajuda social, além da tradição rural das festas das igrejas”, ressalta.
O organizador explica que, quando uma festa termina, já reúnem-se para avaliar e planejar a festa do ano seguinte. Fatos engraçados e curiosos acontecem e distraem ainda mais, como o ano que um participante colocou peruca na cabeça e animou o público. Ele explica que a data de realização ainda é variada, mas pretende fixar um determinado período do ano, para criar um hábito e tradição.