CURSO E MOSTRA DE CINEMA
Foi realizada em abril uma Mostra de Cinema em Conceição de Ibitipoca e arredores. A I Mostra de Cinema da Serra Grande e o curso de Audiovisuais são frutos do projeto vencedor do edital Exibe Minas, patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura. Mas de 50 alunos participaram do curso e apresentaram seus filmes.
Em janeiro deste ano aconteceu o curso Desvendando a Serra Grande, que proporcionou uma formação introdutória de produção audiovisual para documentário, dirigida a um público jovem da região da Serra de Ibitipoca. O curso foi produzido por Fred Fonseca e Beto Campos, que contaram com 50 alunos, na maioria entre os 8 e 25 anos, tendo também a participação de pessoas mais velhas. Moradores dos distritos de São José dos Lopes, Laranjeiras, Rancharia e Conceição de Ibitipoca participaram, produziram seus documentários, que foram exibidos agora em abril.
Com uma carga horária de 56 horas, as aulas abordaram diversos temas afins e os participantes desenvolveram a capacidade de produzirem seu material e selecionaram temas para registrar a memória e valorizar os espaços que habitam.
A idealizadora do projeto, a documentarista francesa e produtora audiovisual, Celine Billard, coordenou, junto com o músico e produtor Fred Fonseca, a produção dos curtas-metragens. Os sete documentários planejados, organizados e executados pelos alunos do curso ganharam cartaz em cinco exibições em Conceição de Ibitipoca, Rancharia, São José dos Lopes e Laranjeiras.
Dentre os temas, os filmes contam a história do pão de canela, histórias das comunidades, o famoso Jatão (ônibus que traslada do centro de Lima Duarte até o distrito de Conceição de Ibitipoca) e também sobre lendas e causos que permeiam o imagético coletivo dos moradores da Serra Grande. As exibições também foram a cerimônia de entrega dos certificados aos participantes, que concluíram o curso com sucesso de aprendizado.
O projeto é uma realização da produtora Grrr audiovisual e é um desdobramento do programa Vozes da Serra Grande, que pode ser encontrado no youtube e no Instagram @vozesdaserragrande.