ANIVERSÁRIO COM OBRAS E INCENTIVOS

Olaria completou 60 anos de criação do município em 01 de março de 2023. A Administração Municipal optou por não fazer festas ou comemorações. O Prefeito Municipal, Luiz Eneas de Oliveira, preferiu homenagear Olaria e saudar a população com atitudes, projetos e obras no município que vem se destacando na região pelo desenvolvimento, principalmente nas áreas de saúde, economia e turismo.
Entre as diversas obras e projetos em andamento no município, a Administração destaca as recém criadas Leis Municipais 814, 833 e 835:
A Lei Municipal 814/2022, “Institui princípios, objetivos e diretrizes para o desenvolvimento urbano, econômico sustentável do município de Olaria, com a área de expansão urbana criada no entorno do Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira, aumenta a expansão urbana da cidade de Olaria e cria a expansão urbana no distrito de São Sebastião da Vista Alegre”.
A Lei visa criar bases para a construção de uma cidade inteligente, resiliente e sustentável. Todo o planejamento urbano do município deve se orientar pela proteção das identidades cultural regional e arquitetônica, tradicionais da localidade. Pela Lei, a execução de políticas públicas urbanas deverá ser orientada pela sustentabilidade e preservação do meio ambiente, estabelecendo condições saudáveis de vida, trabalho e segurança aos olarienses.
Já a Lei 833/2023 “Institui o programa de desenvolvimento sócioeconômico do município, por meio da concessão de benefícios tributários e fiscais para a instalação de condomínios e loteamentos residenciais, comerciais, industriais e de habitação popular”.
E a Lei 835/2023 cria o Programa de Incentivo à Agricultura Familiar (PIAF), instituindo o Vale Feira. Essa Lei objetiva incentivar a produção, circulação e consumo de bens produzidos no município, em regime de economia familiar e de forma artesanal.
Para o Prefeito Municipal, Luiz Eneas de Oliveira, essas leis e diversos outros projetos e ações no município, visam reconhecer o empenho e trabalho dos olarienses e oferecer a todos o desenvolvimento do município com responsabilidade, segurança e sustentabilidade. E o ano de 2023 promete muito mais realizações! Parabéns, Olaria!

História
O município de Olaria surgiu nas margens da estrada que ligava São João Del Rei à cidade do Rio de Janeiro, entre os rios do Peixe e Rosa Gomes, com ranchos para descanso de tropeiros e viajantes. No local, no final do século XVIII, formou-se um pequeno povoado, com algumas casas de pau a pique, um cemitério e uma capela dedicada à Nossa Senhora do Rosário, fruto da religiosidade dos negros e dos mais empobrecidos. Hoje, a gruta da Praça Primeiro de Março, construção feita apenas com pedras, é o marco zero de Olaria e o local exato da antiga capela, a primeira da locaidade.
A origem do nome veio do fato que algum pioneiro montou uma olaria e utilizou o barro propício para a fabricação de telhas do tipo capa e bica, moldadas artesanalmente nas coxas por escravos.
O povoado Olaria, no início do século XIX, pertencia ao então Município de Barbacena.
Com o crescimento do povoado, em 1872 foi criado o Distrito de Santo Antônio da Olaria, que foi desmembrado do município de Barbacena e incorporado ao município de Rio Preto. No ano de 1887, quase metade do Distrito de Santo Antônio da Olaria foi transferido para o recém criado Município de Lima Duarte. O restante do território do Distrito de Santo Antônio da Olaria, incluindo sua Sede, continuou a pertencer ao município de Rio Preto, até o ano de 1923, quando a Lei Estadual n° 843 o transfere para o município de Lima Duarte.
No ano de 1938, a Lei Estadual n° 148 reduz a denominação do Distrito apenas para Olaria, que foi pertencente ao município de Lima Duarte até 30 de dezembro de 1962, quando a Lei Estadual n° 2764 o torna independente, sendo a municipalidade instalada oficial e solenemente em 01 de março de 1963.
O Município de Olaria teve sua economia, no início, baseada na mineração do ouro de aluvião, que logo foi sendo substituída pela pecuária leiteira e de corte, o que permanece até hoje. É predominantemente montanhoso, acidentado pela Serra da Mantiqueira, observando-se serras menores como a Serra das Voltas, a Serra do Cruz, a Serra Negra e a Serra das Flores, lugares de natureza exuberante, com suas montanhas, campos e cachoeiras. É cortado pelos rios do Peixe, São João e Pari e tem povoados como São Sebastião da Vista Alegre, São João, São Joaquim, Vila Tomé, São Francisco do Prata, Grotinha, Pombal, Sumidouro, Boa Vista, Criciúma, Serra Negra, Cachoeira do Pão d´Angu e Rosa Gomes, lugares onde ocorrem festas religiosas típicas e atraem turistas.
Olaria encontra-se ainda tendo como principal atividade econômica a agropecuária. Os pequenos comércios dão base para moradores e visitantes. O município vem se destacando no turismo, favorecido pelas características geográficas, geológicas e geomorfológicas, que propiciam uma grande quantidade e variedade de atrativos naturais como: cachoeiras, mirantes e serras que guardam remanescentes de floresta atlântica ainda muito preservadas. Contam também com atrativos turísticos em potencial, as trilhas históricas, que serviam de passagem para tropeiros e viajantes durante o período do ouro até meados do século passado.
Fonte: Prefeitura Municipal

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar