ESPECIAL CENTENÁRIO
Ao longo desses 100 anos de história, a Santa Casa de Misericórdia teve o apoio e dedicação de diversas pessoas, além do trabalho incansável dos inúmeros provedores que atuaram no Hospital.
Como forma de contar um pouco da história, além de reconhecer e homenagear os grandes administradores da Santa Casa, estamos tentando resgatar fatos e acontecimentos relacionados ao Hospital. Dessa forma podemos, também, comemorar o centenário da Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte (1922 – 2022), destacando os nomes e ações daqueles que muito se dedicaram para criar e manter em funcionamento a entidade filantrópica que nos socorre nos momentos mais difíceis.
Dando continuidade à série de reportagens sobre a história da Santa Casa, contamos um pouco da história de vida do falecido Jarbas Pedro de Melo e de sua atuação junto à administração da Santa Casa.
Confira:
Jarbas Pedro de Melo nasceu em Caeté-MG, em 29-06-1931. Formou-se em Técnico em Laticínios em Juiz de Fora e começou a trabalhar em Santos Dumont – MG, aonde casou-se com D. Raquel. Ele veio para Lima Duarte, trabalhar na Jong, em 1975 e D. Raquel veio no ano seguinte. Aqui morou, trabalhou e criou três filhos, vindo a falecer em 17-09-2019.
Sr. Jarbas dedicou grande parte de seu tempo livre a ajudar na administração da Santa Casa. Foi provedor de 1983 a 1988, tendo como vice Dr. José Carvalho da Fonseca Neto. Juntos com outros integrantes da diretoria, enfrentaram e superaram uma grave crise financeira na entidade filantrópica. Na Ata de 03-01-1986, o então Tesoureiro da Santa Casa, Antônio Fernandes de Assis, relata que superaram uma crise financeira e passaram a ter dinheiro em caixa para gerir a entidade.
Senhor Jarbas foi também Provedor em 2007 e 2008, tendo como vice Paulo Henrique Rivelli. Nesse período, eles desenvolveram diversos projetos para arrecadar verbas para o Hospital, entre eles a participação da entidade na Exposição Agropecuária de Lima Duarte, com stands informativos e barracas comerciais.
Durantes esses anos e por toda a sua vida em Lima Duarte, Senhor Jarbas ajudou a Santa Casa. Dona Raquel conta que ele saía de casa a pé, para ir trabalhar, e passava antes no Hospital, visitava os enfermos e via se estava tudo certo na parte administrativa, cozinha e etc. “Ele não gostava de ver papéis e documentos. Era mais humanitário: cuidava da horta, galinheiro, doava leite do laticínio para os internos, levava balas e biscoitos para as crianças internadas. Ele fazia tudo por amor! Teve um inverno que chegou em casa sem agasalho. Disse que doou para um idoso que chegou sem agasalho para consultar na Santa Casa”, conta. Senhor Jarbas buscava recursos com a família e amigos. Mas era também muito rigoroso com documentos e ações, não gostava de coisas erradas.
Ele não nasceu em Lima Duarte, mas era limaduartino de coração! Católico assíduo, era também do Lions Clube de Lima Duarte, aonde foi Presidente por dois mandatos. Nossa Lima Duarte e, principalmente, a Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte, muito se orgulha de ter podido conviver e contar com o grande apoio de Jarbas Pedro de Melo.
As doações para a Santa Casa podem ser feitas através de carnês, pelas contas de água e luz, nas agências dos correios ou pelas contas bancárias:
Banco do Brasil
Agência: 2251-9
C/C – 704875-0
Caixa Econômica Federal
Agência 3798
C/C – 1-1
Operação – 003
Ajude você também! Nosso hospital vive de filantropia!