BANCOS DE PRAÇAS GANHAM REVESTIMENTOS

“Um presente para minha cidade”, define Teca Resende, responsável pela criação gráfica do Projeto Mosaico com Azulejos Artesanais, que revestiu artisticamente 17 bancos de 2 praças de Lima Duarte. A técnica usada, Trencadis, caracterizada pela montagem de pequenos fragmentos de azulejos, colados sobre tela de fibra de vidro, com cola, argamassa, rejunte e cera, foi executada por Tássio Perotti, que vislumbrou a realização da obra como oportunidade de visibilidade de seu trabalho.
Onze bancos das Praças Juscelino Kubitscheck e 6 da José Guilherme Delgado ganharam retratos de obras tombadas pelo Patrimônio Histórico como: Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Igreja de São Domingos de Gusmão, Igreja de São Sebastião de Rancharia, Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, Igreja de São Sebastião do Monte Verde, Estação Ferroviária Nacional de Orvalho e Árvore Samanea. A flora foi representada pelo Arranjo Tropical, Íris e Girassol e a fauna por Seriemas, Tucano-de-bico-verde, Tucanaçu, Onça Parda, Lobo Guará e Muriqui com Filhote, além do Pão de Angu como atração natural do município.
A proposta foi executada, em 2 anos, pela Zeugma Mosaicos, através do chamamento público para seleção de projetos artísticos de artesanato, música e desenhos do Processo 01/2020 PMLD/MG, com o incentivo da Lei Aldir Blanc e apoio da Prefeitura Municipal de Lima Duarte, através da funcionária do Setor de Patrimônio Histórico Rose Ueb, empenhada para viabilizar o trabalho e dos pedreiros Mauro Rodrigues da Silva e Edward de Oliveira.
Para a jornalista e psicóloga Valéria Baumgratz, “a estética eternizada nos bancos de Lima Duarte é tão relevante que remete aos mosaicos do grande artista plástico brasileiro Candido Portinari, além do valor histórico e ambiental.”

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar