POR ONDE ANDA

Temos uma coluna no Jornal LD & Cia. para falar dos limaduartinos que saíram para estudar/trabalhar fora e hoje têm outra vida e família.
Essa é uma forma de matarmos um pouco da saudade de nossos parentes, amigos ou conterrâneos e também de valorizar o esforço que tiveram e o estímulo que dão a tantos outros.
Ana Beatriz Rezende Paula tem 28 anos. É filha de Marcos Aurélio Carvalho de Paula e Joaquina Campos Rezende.
Ela saiu de Lima Duarte em 2012, para cursar uma faculdade em Juiz de Fora.
Hoje é Nutricionista e doutoranda em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Ouro Preto.
Confira sua trajetória ao longo desses anos:
Em 2012, fui aprovada no vestibular de Nutrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Me mudei para Juiz de Fora, onde morei durante 5 anos, tempo que cursei a faculdade de Nutrição.
Concluí o curso em agosto de 2017 e poucos meses depois fui aprovada no Mestrado em Saúde e Nutrição pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Em 2018, me mudei para Ouro Preto, onde desenvolvi meu mestrado. Antes mesmo de concluí-lo, em dezembro de 2019, fui aprovada no doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas pela UFOP.
Em 2020, iniciei minha pesquisa de doutorado com indivíduos acometidos pela COVID-19, que desde então tenho desenvolvido. Além do doutorado, faço parte de um projeto temático da Universidade de São Paulo (USP), o qual desenvolvi parte do meu mestrado.
Durante toda essa trajetória participei de congressos, simpósios e publiquei artigos, inclusive em revistas científicas internacionais.
Constituiu família? Com quem? Limaduartino também? Tem filhos? Quantos e em quais idades? Não.
Ainda tem parentes em LD? Sim.
Quem? Vem sempre aqui? Meus pais e meu irmão. Sim.
Acompanha notícias da terra natal? Como? Sim. Através das redes sociais, quando vou visitar a minha família e por meio de amigos.
O que acha que LD mudou para melhor? E para pior? Tenho observado que, no campo educacional, há mais oportunidades, tais como faculdades, transportes gratuitos para aqueles estudantes que cursam faculdade em Juiz de Fora. No campo da saúde, os atendimentos à saúde têm melhorado, com profissionais de várias especialidades (médicos e dentistas), clínicas com exames diagnósticos de alta qualidade e maior diversidade de laboratórios de análises clínicas.
Como você, como jovem limaduartina, avalia as oportunidades de estudo/trabalho na cidade? Tem aumentado as oportunidades de estudo devido a presença de filiais de cursos universitários.
Já alcançou alguns dos seus objetivos profissionais? Quais? Sim. Cursar uma faculdade em uma universidade federal, fazer mestrado e ingressar no doutorado. Meus novos objetivos são fazer um pós-doutorado no exterior e dar aulas em uma universidade federal.
Qual conselho você dá pros jovens limaduartinos que estão na fase de decidir futuro/profissão? Não desistir dos seus sonhos e acreditar no seu potencial.
Como você lida com a distância da família, amigos e terra natal? É bem difícil, mas sempre que posso, vou à Lima Duarte para visitar minha família, amigos e aproveitar a cidade.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar