GINECOLOGIA – OUTUBRO ROSA
A sede da Associação Brasileira Beneficente de Apoio ao Cidadão (ABBAC) em Lima Duarte presta consultas e exames em diversas especialidades médicas. A Associação contribui, também, para a divulgação de ações e campanhas que visem a prevenção e diagnóstico precoce de diversas doenças.
O mês de outubro é considerado Rosa, em função da campanha de combate ao Câncer de Mama. O médico ginecologista Valmir de Oliveira Almeida, explicou um pouco sobre esse tipo de câncer, as formas de prevenção e exames necessários ao diagnóstico.
Dr. Valmir é Médico graduado e pós graduado em Ginecologia e Obstetrícia pela UFJF. Ele já atende em Lima Duarte, na ABBAC, há 15 anos.
Confira suas dicas e opiniões sobre o Câncer de Mama:
O que é o câncer de mama?
Câncer é uma multiplicação desordenada de células anormais, formando um tumor, com possibilidade de invadir outros órgãos (metástase).
Ele pode manifestar-se em homens e mulheres? Qual a porcentagem de incidência nos dois?
As estatísticas mundiais afirmam que o câncer de mama tem uma incidência de 1% em homens e 24,5% em mulheres, sendo 11,6% de todos os cânceres em homens e mulheres. A incidência em homens é mais em obesos e etilistas (que usam bebidas alcoólicas). Já nas mulheres, o câncer de mama é o mais incidente dos cânceres.
O tipo histológico mais comum é o carcinoma de células epiteliais (in sito, invasora). E os mais frequentes são os ductais e lobulares. Estes estão entre as primeiras posições de neoplasias malignas femininas.
Qual a faixa etária mais comum de pessoas com esse tipo de câncer?
A maior incidência do câncer de mama é à partir dos 50 anos. Mas podem surgir mais cedo também, aumentando a incidência à partir dos 40.
Quais os principais fatores causadores de Câncer de Mama?
Existem vários fatores, mas o mais importante é ser maior de 50 anos. Tem também fatores genéticos, hereditários (histórico de câncer na família), menopausa tardia, obesidade, sedentarismo, envelhecimento, uso frequente de bebidas alcoólicas, atividade física insuficiente e exposição frequente às radiações ionizantes.
Quais são os principais sinais e sintomas de tumores nas mamas?
Nódulos nas mamas, pele avermelhada (casca de laranja) no local, alterações no mamilo, saída espontânea de líquido nos mamilos.
Como as pessoas podem evitar esses tipos de problemas?
Com campanhas de educação e orientação, além da busca por médicos, acesso aos exames pré diagnósticos e tratamentos precoces.
Como as pessoas podem fazer o auto exame das mamas?
Fazendo o auto exame das mamas todos os meses, preferencialmente após a menstruação, fazer toques nas mamas regularmente, observar saída espontânea de líquido dos mamilos, ir ao ginecologista, no mínimo, anualmente e realizar os exames (mamografia) anualmente, após os 40 anos.
Qual a importância de se procurar um médico logo aos primeiros sinais?
Diagnosticar ou descartar o Câncer precocemente. Só com o diagnóstico precoce e início do tratamento, pode-se evitar o agravamento da doença e até metástases.
Qual médico diagnostica e trata esse tipo de câncer?
Ginecologista ou Mastologista.
Como geralmente é feito o tratamento?
Geralmente com cirurgias, sessões de Quimioterapia (QT) e Radioterapia (RT), de acordo com cada caso.
Confira as especialidades atendidas na ABBAC:
– Angiologia e cirurgia vascular
– Alergologista
– Cardiologia
– Dermatologista
– Endocrinologista
– Fisioterapia
– Fonoaudiólogo
– Ginecologista
– Medicina do trabalho
– Neurologista
– Nutricionista
– Oftalmologista
– Psicólogo
– Psicopedagogo
– Psiquiatria
– Ortopedista e Cirurgião
– Otorrinolaringologista
– Urologista
Cuide de sua saúde na:
ABBAC Lima Duarte
Rua Alfredo Catão 223
Telefone: (32) 3281-2933