FILHA DE LIMADUARTINOS

A Administradora em Turismo Leonora Guedes Vieira (41 anos), é filha dos limaduartinos Zélia Maria Guedes Vieira e Eneas Vieira Pinto. A goiana foi a responsável por transformar o Rally dos Sertões em uma grande atração turística e levar atendimento de saúde às cidades onde passa.
A executiva é a COO do Rally que, neste ano, foi o maior rally do mundo em trechos cronometrados e teve o dobro de duração em comemoração dos 30 anos de existência. E, em 2022, a goiana trouxe a modalidade “Moutain Bike” para MG, bem pertinho de suas origens: Conceição de Ibitipoca.
A história de Leonora Guedes com o rali começou em 2002, quando ela trabalhava na secretaria de turismo de Goiás (O Rally do Sertões largou durante ano de Goiânia). Desde então ela sempre atuou no evento, apoiando como parceira ou prestando serviços como consultora. Em 2018, ela se mudou para São Paulo e começou a trabalhar exclusivamente para o evento. Em 2020 tornou-se sócia.
O Sertões foi criado em 1993. É o maior rally das Américas e, em 2022, na sua edição comemorativa, ele foi o maior Rally do Mundo. Ao longo de 30 anos, o evento passou a incorporar três dimensões: Esporte, Social e Turismo. O Social é o maior legado do Sertões. Através da SAS Brasil, tem a missão de levar atendimento médico gratuito e de qualidade para comunidades remotas e carentes. Já na parte do Turismo, em paralelo à competição, acontecem as expedições com carro, moto e UTVs para aqueles que querem se divertir sem competir.
A administradora explica que a Dunas Race, transformou o Sertões e tornou a marca da competição, agora conhecida nacional e internacionalmente, em sinônimo de resistência, superação, aventura, tecnologia, qualidade, brasilidade e cidadania. Esta experiência tornou a empresa especialista em eventos esportivos e, agora, além do Rally do Sertões, a empresa organizadora, amplia atuação para o Kite e a Bike. “O Sertões é sobre revelar um Brasil desconhecido pelo próprio brasileiro. E, agora, é uma plataforma multiesportes: rally, bike e kite!”, comemora.
Leonora Guedes Vieira conta que, em 2022, realizaram a primeira prova de MTB e o cenário escolhido foi Ibitipoca. “O DNA do sertões é a poeira e nada mais justo do que realizar um evento de MTB do Sertões em um local turístico e propício para competições de ciclismo. É uma oportunidade única de viver um desafio ao ar livre, num lugar icônico de Minas Gerais”, explica. Ela ressalta também que tem o “sangue” e raízes mineiras: “me sinto limaduartina de coração e pra mim foi uma oportunidade e um prazer apresentar esse paraíso para o Brasil, através do Sertões”.
Leonora Guedes está à frente da Operação do Sertões que em 2022 foi o maior Rally do Mundo em celebração ao Bicentenário da Independência do Brasil. A competição cruzou as 5 regiões do Brasil, cerca de 7.500 km de percurso, com uma frota de 2 aviões, 3 helicópteros e aproximadamente 250 competidores, entre carros, motos e UTVs. A largada foi em 26 de Agosto, em Foz do Iguaçu, no Paraná e a chegada em 10 de setembro, em Salinópolis, no Pará.
Além da parte operacional, Leonora também lidera a frente Social, Cultural e Ambiental da marca, que deixa um legado neste Brasil profundo que o Sertões conhece tão bem. É a única mulher na sociedade e em um trabalho predominante masculino, que tem diversos conselheiros, entre eles Joaquim Monteiro, que esteve à frente dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Faz parte de seu trabalho cruzar os 7.500 km de trilhas e estradas de terra e gerir essa operação orientando 350 colaboradores e 100 voluntários. Ela está à frente da escolha das cidades que receberam o Maior Rally do Mundo, levando prosperidade financeira para esses lugares que estão “fora do radar” esportivo e foram drasticamente impactadas pela pandemia.
O Sertões deixa aproximadamente R$1 milhão por dia em cada cidade, lotando os hotéis, restaurantes, supermercado e toda cadeia. Para fechar o ano, o Rally dos Sertões tem ainda a 2ª Edição do rally de KirteSurf, o maior rally de Kite de longa distância do mundo. Será de 1 a 6 de novembro, de Cumbuco (CE) a Barra Grande (PI).

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar