ESPECIAL CENTENÁRIO 2º PROVEDOR

Ao longo desses 100 anos de história, a Santa Casa de Misericórdia teve o apoio e dedicação de diversas pessoas, além do trabalho incansável dos inúmeros provedores que atuaram no Hospital. O primeiro Provedor foi Alfredo Carneiro Viriato Catão, seguido por outros importantes nomes que dedicaram o tempo livre em ações filantrópicas na Santa Casa.
Como forma de contar um pouco da história, além de reconhecer e homenagear os grandes administradores da Santa Casa, estamos tentando resgatar fatos e acontecimentos relacionados ao Hospital. Dessa forma podemos, também, comemorar o centenário da Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte, destacando os nomes e ações daqueles que muito se dedicaram para criar e manter em funcionamento a entidade filantrópica que nos socorre nos momentos mais difíceis.
Confira:
O segundo Provedor da Santa Casa foi Homero Vieira Pinto, à partir de 1923. Consultamos algumas atas e não encontramos a data final de sua administração, mas acreditamos ter sido até 1958, quando assumiu a Provedoria Antônio Marciano de Paula Filho. Mas ele continuou trabalhando e ajudando a Santa Casa até 1984, quando faleceu.
O Farmacêutico Homero Vieira Pinto nasceu em 24.08.1900 e faleceu em 1984. Teve três farmácias na cidade, mas faliu porque não sabia cobrar dos mais necessitados: doava os medicamentos. Trabalhou como microscopista no antigo Posto de Saúde do centro da cidade e prestava o mesmo serviço, voluntariamente, na Santa Casa. Durante toda a sua vida, ajudou muito o Hospital, participava da diretoria e administração, levando as escritas para fazer em casa, gratuitamente.
Sua esposa, Almira Mautone Vieira – 1906 – 1998, ajudava voluntariamente na cozinha do Hospital, olhava os doentes e recebia os parentes das pessoas internadas na própria casa. Os sete filhos também ajudavam: D. Yeda Mautone lembra que costurou cortinas para os banheiros e lençóis para a enfermaria.
Em 1982, a família do Sr. Homero Vieira Pinto organizou e pagou uma comemoração dos 52 anos de serviços prestados à Santa Casa. A solenidade teve Missa celebrada na gruta da entidade. Também teve discursos e homenagens, com a entrega de duas placas comemorativas, uma ao Sr. Homero Vieira Pinto e outra ao então Governador de Minas Gerais, José de Magalhães Pinto, que estava presente e sempre ajudou a entidade. As comemorações terminaram com um almoço na sede da AALD.
O senhor Homero Vieira Pinto ajudou muito e voluntariamente a Santa Casa de Lima Duarte. Construiu, com doações, a sala de cirurgia e adquiriu materiais da parte cirúrgica. A primeira cirurgia foi realizada tendo ele próprio como anestesista e, como médico, o Dr. Joaquim de Almeida.
A cerimônia de inauguração foi realizada em 02-03-1958. Em seu discurso, o Farmacêutico Homero Vieira Pinto, membro do Conselho Deliberativo da Santa Casa, destacou a “ajuda de maior vulto do caro amigo José de Magalhães Pinto que conseguiu orçamento da República e subvenções ao longo de 3 anos para o Hospital.”
Com essa importante verba e auxílios angariados através de campanha local, foi possível a construção de nova e moderna sala de cirurgia e aparelhagem indispensável: aparelhos de anestesia, de esterilização e ferramentas operatórias. No discurso também, o Senhor Homero Vieira Pinto relata que faltou o aparelho de Raio X, que prometeu conseguir comprar dentro do ano seguinte.
O projeto de remodelação e ampliações foi orçado no valor de um milhão de cruzeiros da época. Também foi feito um aumento da enfermaria e do segundo pavimento, bem como novas e adequadas instalações na cozinha.
“Tudo isso iremos fazendo progressivamente. Entretanto, para chegarmos à conclusão, torna-se indispensável que o povo do nosso Município renove os seus auxílios periodicamente. E estamos certos de que isto acontecerá, visto que, pouco a pouco, irá ficando arraigado no espírito de cada um a necessidade imperiosa que temos de uma Santa Casa modelar e completa.”, discursou.
Senhor Homero Vieira Pinto também destacou que as obras e remodelações seriam de grande valia para o trabalho dos médicos da cidade, como o Diretor, Dr. Domingos Octaviano Lima e os médicos: Dr. Joaquim Manoel de Oliveira, Dr. Enéas de Almeida Pires e Dr. Frágolo Benjamim. Fez um reconhecimento da Casa “ao ilustre patrício Dr. José de Magalhães Pinto, por seus valiosos préstimos em prol da mesma, amigo de nossa terra e sócio benemérito da Santa Casa” e ao grande filantropo José Alves da Mota, sócio benemérito da Santa Casa e conterrâneo.
Novidade:Agora as doações para a Santa Casa podem ser pelos Correios.Qualquer pessoa pode fazer sua doação à partir de R$5,00 em uma agência dos Correios de todo o Brasil.Esse é mais um dos meios de você ajudar a nossa Instituição.
Outras formas de doações podem ser feitas através de carnês, pelas contas de água e luz ou pelas contas bancárias: Banco do BrasilAgência: 2251-9C/C – 704875-0Caixa Econômica FederalAgência 3798C/C – 1-1Operação – 003Ajude você também! Nosso hospital vive de filantropia!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar