POR ONDE ANDA
Temos uma coluna no Jornal LD & Cia. para falar dos limaduartinos que saíram para estudar/trabalhar fora e hoje têm outra vida e família.
Essa é uma forma de matarmos um pouco da saudade de nossos parentes, amigos ou conterrâneos e também de valorizar o esforço que tiveram e o estímulo que dão a tantos outros.
Confira:
Nome completo: Eliana Aparecida da Silva Barros.
Idade: 46 anos.
Profissão: Professora.
Filiação: Pedro Roberto da Silva e Maria das Graças Silva.
Quando saiu de LD? Deixei minha querida cidade em 1997.
Por quê? Para onde foi inicialmente?
Qual sua trajetória ao longo desses anos?
Tinha acabado de concluir o Ensino Médio e encontrei possibilidades de ampliar os estudos. Fui para Varginha, a convite da Lucrécia, limaduartina que também deixou a cidade para ser professora no Sul de Minas. Trabalhava na casa dela em Lima Duarte.
Meu objetivo era trabalhar como professora. Como era recém formada e não tinha ensino superior, não consegui realizar meu objetivo. Ingressei na faculdade de pedagogia trabalhando de doméstica. Me formei morando em Varginha por 4 anos. Me casei e hoje moro em Elói Mendes, município que fica a 15km de Varginha.
Vem sempre aqui? Por ser longe e por condições de trabalho, vou no meio do ano e no final do ano.
Acompanha notícias da terra natal? Como? Sim, por meio de meus irmãos e pelas redes sociais.
Acha que LD mudou para melhor ou para pior?
Mudou para melhor: A cidade cresceu bastante. Tem bastantes projetos importantes. Muitos até menciono como exemplo aqui em Elói Mendes.
Como você, como jovem limaduartina, avalia as oportunidades de estudo/trabalho na cidade? Geralmente nas cidades menores há poucas oportunidades de trabalho e de estudo. É necessário investir na juventude, em Projeto Jovem Aprendiz, cursos técnicos profissionalizantes e trazer faculdades para o município. Oferecer ou continuar oferecendo transporte para os alunos estudarem em outros municípios.
Quais seus objetivos ao sair de LD? Formação acadêmica e oportunidade de crescimento no mercado de trabalho.
Traçou metas pra sua vida e profissão? Quais?
Minha meta é o crescimento profissional, podendo assim oferecer para minhas filhas oportunidades de estudar e ingressarem em uma boa profissão.
Qual seu maior sonho? Conquistei meu maior sonho, que era a minha estabilidade profissional, sair das lutas da contratação, medos de não pegar contrato no ano seguinte e há exatos um mês fui nomeada em meu segundo cargo.
Meu sonho agora passa a ser o estudo de minhas duas filhas, tornar os sonhos delas possíveis. Com muita luta, é claro, pois o professor ainda não é bem valorizado. Mas tendo estabilidade, corremos atrás.
Qual conselho você dá pros jovens limaduartinos que estão na fase de decidir futuro/profissão?
Que lutem para realizar seus sonhos. Não existe sonho impossível. Pela fé e ação, escolhendo caminhos corretos, tudo se concretiza. Estudem, tracem metas, foquem, invistam no que desejam.
Como você lida com a distância da família, amigos e terra natal?