CENSO 2022

Começou na segunda-feira (01/08) a coleta domiciliar de informações para o Censo Demográfico 2022. Durante três meses, 183 mil recenseadores visitarão 89 milhões de endereços, nos 5.570 municípios brasileiros. As informações são fundamentais para compor o banco de dados oficiais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que identifica e mostra como vivem todos os residentes do Brasil e é usado para nortear políticas públicas para a população.
A coleta de informações é realizada a cada 10 anos e estava agendada para 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de covid-19.
O município de Lima Duarte foi dividido em 49 setores. A previsão é de que sejam recenseadas cerca de 17 mil pessoas, em aproximadamente 7236 domicílios. Com os resultados do Censo 2.022, o município pode mudar de faixa no Fundo de Participação Municipal (FPM) e passar a receber mais verbas por ano.
O Coordenador Censitário Igor Alves de Sá e Souza é responsável pelos supervisores e recenseadores de Lima Duarte, Pedro Teixeira, Olaria, Bom Jardim de Minas, Santa Rita de Jacutinga e Passa Vinte. A equipe é formada por ele, seis supervisores e 36 recenseadores. Igor explica que os recenseadores estão visitando as casas e fazem dois tipos de questionários: o básico tem 26 perguntas. Já o questionário amostra tem 77 perguntas e é aplicado em 30% das residências em Lima Duarte, de acordo com um sorteio no próprio sistema. O Coordenador considera que as principais dificuldades enfrentadas são a recusa em atender os recenseadores, algumas recepções grosseiras e o acesso à zona rural dos municípios. Mas Igor considera que o trabalho está sendo bem desenvolvido e salienta a importância do Censo pra atualizar as informações sobre a população brasileira e, futuramente, nortear políticas públicas.
Você pode optar por responder a pesquisa de três formas:- diretamente a um dos recenseadores que visitam a sua casa;- por email (pela internet, após o recenseador te passar um código e o IBGE entrar em contato para te passar o link);- numa ligação telefônica, após a visita do recenseador a sua residência. Nas duas últimas opções, basta informar ao recenseador a sua escolha e fornecer a ele seu email ou telefone de contato. No caso do email, o morador receberá um link com as perguntas, que podem ser respondidas em até sete dias.
Os recenseadores podem ser identificados pelo uniforme, composto por colete, bolsa e boné azuis com a logomarca do IBGE em amarelo. Eles usam um aparelho de coleta de dados e usam um crachá com nome, número da matrícula e número do documento de identidade. Este ano, o crachá também traz um QR-Code para ajudar nessa identificação. Para confirmar a identidade do recenseador, basta aproximar o celular do código, usando a câmera do celular, que você será direcionado a um link específico onde poderá digitar os dados que constam no crachá e comprovar se ele é funcionário do IBGE. Há ainda um telefone para ajudar na identificação dos pesquisadores: 0800 721 8181.
Nesta edição do Censo haverá um levantamento inédito sobre a presença de população quilombola no Brasil, além de uma coleta de dados da presença de população com diagnóstico de autismo. O principal objetivo é gerar informações que possam contribuir para a visibilidade dessas populações, que necessita de políticas públicas. Outra novidade é a ampliação de perguntas sobre mortalidade nos domicílios, atualizada por conta da pandemia de covid-19. Em 2022, o questionamento sobre a mortalidade ocorrida em domicílio foi ampliado de dois para três anos, por conta da pandemia, para captar informações que possam apontar a influência da pandemia na mortalidade no país.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar