ATLETA TENTA IR A MUNDIAL

A limaduartina Maria Eduarda Ferreira Alves, 15 anos, já é campeã brasileira de jiu-jítsu. Também foi selecionada para disputar uma das principais competições do planeta na arte marcial, o Campeonato Mundial, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em novembro.
Moradora do Bairro Vila Cruzeiro, de Lima Duarte, integrante do projeto social “Movimento do Bem”, Duda pretende disputar a categoria infanto juvenil 3, na faixa amarela, peso até 60,5 kg. Ela busca ajuda financeira para custear passagem, estadia e alimentação para o torneio no exterior. A direção do Projeto, amigos e familiares da adolescente estão fazendo uma campanha pra arrecadar os valores necessários às despesas. Estão pedindo ajuda a patrocinadores, irão realizar pedágio e um sorteio de prêmios e a adolescente abriu uma vaquinha on-line: https: //www.vakinha.com.br/2966456.
A indicação para disputar o Mundial partiu de seu primeiro mestre, Antônio Inácio, que está morando nos Emirados Árabes, além de seus treinadores atuais: Kanote e Neidimar Leite. Ela reencontrou Antônio Inácio quando ele voltou ao Brasil, depois de uns cinco anos. “Ele sabe da minha dedicação. Vê minhas postagens, conversa com meus técnicos e viu que tenho potencial. Todos analisaram que dava para eu ir e me indicaram”, explica Duda.
A maior dificuldade para Duda participar do Mundial é a financeira. Com poucos apoiadores, ela precisa ir com um responsável, por ser menor de idade. O custo é alto, porque precisa ficar lá dez dias para treinar, acostumar com o clima e o fuso horário. Tem ainda os custos com passaportes, viagens, alimentação e hospedagem.
Duda começou a lutar quando tinha apenas nove anos, apenas por hobby. Com o tempo, gostou da arte e descobriu que era sua paixão. Além de campeã brasileira, Duda foi medalha de ouro na Copa Gelo Polar e acumula participações em campeonatos como a Copa Astato. “Hoje, o jiu-jítsu, para mim, representa tudo. É literalmente minha vida”, declara. Focada mais do que nunca nos treinos, Duda pretende, caso consiga ir ao Mundial, fazer uma boa luta, fazer tudo o que sabe de melhor. Não vou ficar pensando só em ganhar, mas sim em uma boa performance. Tentar chegar na final, e, se acontecer, trazer a medalha de ouro para Minas Gerais”.
O Professor Antônio Inácio, idealizador do projeto Movimento do Bem aqui em Lima Duarte, foi o primeiro treinador de Duda. Apesar de estar morando em Abu Dhabi há mais de 4 anos, ele acompanha a Duda desde o início e reconhece as conquistas dela. Ele explica que, mesmo de longe, está sempre acompanhando o desenvolvimento da Duda, junto aos treinadores daqui e o Professor Wigmam, de Juiz de Fora que dá um grande suporte.
Antônio Inácio considera Duda uma garota incrível, muito dedicada e talentosa e com uma força de vontade de vencedora. Por isso convidou-a e está incentivando sua ida ao Mundial. “Ela está abrindo as portas para muitos novos atletas de Lima Duarte e região. Isso mostra o quanto seu sonho é possível. Se Deus quiser ela vai conseguir e, breve, outros atletas de Lima Duarte vão poder conhecer o mundo graças ao esporte”, avalia.
Ele explica que, em Amu Dhabi, o Jiu-jitsu é um esporte com todo suporte, é transmitido em todos os canais de TV, tem no exército, clubes e é matéria escolar. Ele trabalha no exército e é professor de um clube grande lá, no qual a Duda vai treinar, entrar com a bandeira do Brasil e lutar representando um clube dos Emirados Árabes.
Já o treinador atual, Vanderson Alves Júnior (Kanote), considera que a atleta está muito bem preparada, focada física e mentalmente e rígida na dieta. Ele explica que ela está fazendo um treino específico pra Jiu Jitsu, durante duas horas por dia, cinco vezes por semana, além de exercícios físicos na academia. Duda deverá competir com uma garota da Austrália, da mesma idade. Mas Kanote acha que ela está preparada para ir competir e tem capacidade pra vencer, trazendo medalhas para o Brasil.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar