HOSPITAL PEDE APOIO DA REGIÃO
O Conselho Diretor da Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte tem se empenhado na busca pela melhor forma de administrar o hospital e contornar a crise financeira que atinge hospitais públicos há anos. Busca, também, outras formas de esclarecer e sensibilizar órgãos públicos sobre a necessidade de ajudar o único hospital de Lima Duarte e região.
Uma dessas atitudes foi reunir-se com prefeitos e vereadores de Lima Duarte e região, para apresentar a real situação financeira do hospital e pedir ajuda pra solução dos problemas. A primeira reunião aconteceu em 09/03, no Salão Paroquial, com representantes da prefeita de Lima Duarte – Elenice Pereira Delgado Santelli e com os prefeitos de Olaria – Luiz Enéas de Oliveira e de Pedro Teixeira – Reinaldo Manoel de Oliveira.
Foram apontados os principais problemas, destacando-se a necessidade urgente de se ter um segundo médico para atendimento no Hospital, principalmente nos dias e horários de maior movimento. Mas foi colocado pela direção da Santa Casa que não há condições financeiras pra arcar com os custos de um outro médico plantonista.
Houve, então, um compromisso assumido pelos chefes do Executivo de arcarem com a responsabilidade desse custo financeiro, uma vez que usam os serviços do Hospital, principalmente em finais de semanas e feriados, pois não tem pronto socorros em seus municípios e os PSFs não funcionam. A ideia apresentada foi de que as prefeituras contribuam com a contratação de mais um médico para plantões, durante os dias de maior movimento, que são segundas-feiras, sextas-feiras e sábados.
Os prefeitos e representantes presentes se comprometeram a verificar com seus departamentos jurídicos qual a melhor forma de fazer o repasse financeiro. No entanto, foi ressaltado que o ideal seria a criação de uma Lei onde os municípios fariam o repasse através de compras de serviço do Hospital, com valores por habitantes, o que tornaria o processo mais justo.
Outra reunião foi realizada na Santa Casa, dia 05/05, com prefeitos e vereadores. Os problemas financeiros e as propostas já apresentadas foram discutidos e novas idéias surgiram. Os presentes fizeram uma visita à parte interna do Hospital e puderam ver os problemas e discutir soluções em conjunto.
Opiniões de Prefeitos e Presidentes de Câmaras
O Presidente da Câmara de Lima Duarte, Josimar Campos, participou da reunião do Conselho que contou também com a presença de lideranças políticas das cidades de Pedro Teixeira e Olaria. Ele acredita que seria de fundamental importância a alocação de um maior aporte de recursos por parte das cidades da região à Santa Casa de Misericórdia, “sobretudo, os municípios de Olaria e Pedro Teixeira que são os que, a população, em sua maioria recorrem ao Hospital para receber algum tipo de atendimento”, analisa.
Josimar Campos afirma que, no encontro, destacou a importância de lutar para ter pelo menos mais um plantonista no hospital, para que possam reduzir o tempo e o tamanho da fila de espera. “Reiterei, ainda, a importância de lutarmos por algum convênio com o Governo do Estado, para que a Gestão do hospital tenha condições de melhorar a estrutura física e até mesmo ampliar os serviços de atendimentos, no que tange a alguns tipos de exames, cirurgias e consultas, que não são oferecidos atualmente devido a essas carências estruturais”, conclui.
A Presidente da Câmara Municipal de Pedro Teixeira, Adriele Cristiane Sobrinho, considera viável a ajuda financeira dos municípios ao hospital. “A Santa Casa é nosso primeiro socorro. É lá que buscamos ajuda fora dos horários de atendimento do posto de saúde do município e em finais de semana. É de lá que vem o socorro quando a gente necessita!”, ressalta.
Ela acredita que a ajuda não precisa ser somente baseada em financeiro. Mas vê saída também se as secretarias de saúde da região criarem mecanismos que venham a “desafogar” a Santa Casa, como, por exemplo, o médico de plantão. “Falando da realidade aqui de Pedro Teixeira, nós dependemos da Santa Casa em finais de semana e durante a semana, à noite, para consultas de rotina. Se tivermos um médico de plantão, as idas lá serão menores, o município reduz gastos de pessoal e combustível e desafoga a Santa Casa. E a contribuição de subsídio pode continuar a existir, uma vez que a Santa Casa não presta somente esse tipo de serviço”, esclarece.
Para Adriele, tudo vai depender da contrapartida dos municípios, já que todos passariam a ser mais bem assistidos com mais um médico.
Ela sugere que seja feita a contratação do médico com horário de serviço nos momentos de mais dependências das cidades vizinhas: à noite e em finais de semana. “Acredito que um bom diálogo é a garantia de bons resultados. Pedro Teixeira abraça a Santa Casa e está sempre pronta a contribuir. Precisamos de retorno em qualidade de atendimento. É justo sermos contribuintes desta CAUSA!” avalia.
Já o Presidente da Câmara de Olaria, Rinaldo José de Paula, apóia a idéia e acha que as reuniões e discussão devam ser entre os representantes dos municípios e também representantes do estado de Minas Gerais, em busca de melhorias para a estrutura e funcionamento da Santa Casa de Lima Duarte. “As discussões já são uma boa ideia. Mas ainda é uma pequena atitude. Ainda falta muita coisa pra discutir e colocar em prática em prol do hospital “, considera.
O Prefeito de Pedro Teixeira, Reinaldo Manoel de Oliveira, participou da reunião e está analisando a situação de ajuda junto à Secretaria Municipal de Saúde. Logo que tenha uma posição sobre o assunto, deve colocar para a administração da Santa Casa.
“A Prefeitura de Lima Duarte participou de diversas reuniões que tiveram como tema a contratação de um segundo médico para a Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte envolvendo as prefeituras vizinhas e o corpo clínico da instituição. O município deixou claro a sua vontade de contribuir com a solução do problema, entretanto, faz análises internas e debate com os envolvidos a melhor forma de contribuição.
Cabe ressaltar que a Prefeitura de Lima Duarte vem cumprindo com a sua responsabilidade com a saúde pública e com a manutenção do hospital e, até o momento, no ano de 2022 já repassou para a instituição o valor de 1 milhão de reais em subvenção e a Câmara de Lima Duarte aprovou recentemente o projeto de lei que autoriza mais um repasse no valor de R$1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais).
Além disso, o município faz a compra de diversos serviços da instituição, que em 2022, já ultrapassa o valor de R$400.000,00.”
A redação do Jornal LD&Cia. pediu também a opinião do prefeito de Olaria – Luiz Enéas de Oliveira. Não obtivemos respostas dos três até o fechamento dessa edição.