COROAÇÃO É TRADIÇÃO
Norma Baumgratz
A cerimônia de coroação da imagem de Nossa Senhora é uma tradição antiga em Lima Duarte. Considerada pela Igreja Católica como prática da piedade popular do povo em honra à Mãe de Jesus, este momento de relevante significado religioso, acontece há décadas na paróquia.
Um dos coordenadores, Lucas Delgado Carelli, lembra que, desde pequeno, por volta dos anos 90, quando ia à “missa das crianças”, o altar ficava lindo, repleto de crianças e que cantavam lindamente em homenagem a Maria.
Durante todo este tempo, a coroação passou por algumas modificações como, por exemplo, a imagem a ser coroada e a estrutura do altar montado. Por alguns anos, a imagem a ser coroada foi de Nossa Senhora das Graças, num altar menor, na lateral do presbitério da igreja. Desde 2010, retornaram com a tradicional escada que conduz as crianças vestidas de anjo ao redor da imagem de Nossa Senhora das Dores, padroeira da paróquia e do município.
A equipe responsável é formada por Lucas, que está à frente por cerca de 12 anos. Também fazem parte da missão Eliana Moura, que auxilia com a questão das músicas, inclusive trazendo letras de sua composição, e também um grupo de mais algumas catequistas.
Lucas relembra e menciona os esforços e a dedicação das saudosas senhoras Balbita e Maria Dirceu que, por longos anos conduziram as coroações na matriz.
A coroação de Nossa Senhora é uma tradição aberta a todas as crianças, incluindo meninos e meninas que participam da vida da comunidade paroquial, e na grande maioria dos casos já estão inseridas na catequese.
Como Lucas é coordenador da catequese no setor matriz, procura integrar estes dois grupos para, justamente, motivar a participação das crianças e suas famílias nas celebrações.
“Além das crianças, procuramos sempre valorizar a presença e a participação de jovens e mães da comunidade, sobretudo no segundo domingo de maio, no dia a elas dedicado”, ressalta.
As coroações de Nossa Senhora são realizadas durante as celebrações de todos os domingos do mês de maio. Este momento acontece sempre aos finais das missas e contam com a entrada das crianças pelo corredor central, e o ponto alto, a coroação em si. “Aqui, procuramos sempre fazer uma ligação com o mistério celebrado: evangelho e leituras do dia/datas importantes que também motivam a escolha das músicas e de tudo o que é proposto e pensado para aquele dia”, explica.
Desde o mês anterior, por volta da passagem e conclusão das celebrações da semana santa, a equipe reúne-se para troca de ideias, pesquisas e início dos planejamentos: decoração do altar, músicas para cada dia, vestes para produzir, confeccionar e reformar, entre outros detalhes… “Este trabalho só se realiza graças a dedicação de cada membro, que procura sempre fazer o melhor e com muito carinho”, ressalta Lucas.
A coroação de Nossa Senhora conta com o apoio da paróquia, na pessoa dos padres e do conselho administrativo, bem como o auxílio de algumas pessoas da comunidade que contribuem generosamente com diversas doações: financeiras, flores, tecidos, confecção de roupas, decoração do altar, equipe de apoio nos ensaios e fotografia.
Após dois anos sem realizar as coroações devido à pandemia, neste ano de 2022 retornamos com muita alegria e satisfação. Como em anos anteriores, as coroações são realizadas ao final das missas de domingo às 10h na igreja matriz.