A TERRA É O MELHOR INVESTIMENTO FINANCEIRO QUE EXISTE
Com o boom das commodities agropecuárias à partir de 2020 e avanços na infraestrutura, projetos ferroviários, preço da carne bovina que triplicou nos últimos anos, os negócios de compra e venda de TERRA voltaram a acontecer e o preço da terra agricultável, ou seja, terra onde pode ser mecanizada valorizou assustadoramente.
Aqui no Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro um hectare é vendido em média a 130 mil, 650 mil reais um alqueire Mineiro (4,84 ha). Propriedades que já apresentam uma infraestrutura como casa, galpão, irrigação, plantio em andamento ou algum outro negócio em desenvolvimento é agregado um valor à terra bem maior.
Porque tanto valor? Um alqueire de terra plantado na mais perfeita técnica, Qual é a técnica? Cinco toneladas de Gesso Agrícola juntamente com o Calcário, todo ano, por alqueire, duas toneladas de adubo no plantio, Adubo composto: Nitrogênio, Fósforo e Potássio, mais 50 kg de micronutrientes. Micronutrientes são aqueles elementos dos quais as plantas precisam em quantidade muito pequena, mas ainda sim são fundamentais para seu bom desenvolvimento. Os principais são: boro, molibdênio, cobre zinco, manganês, ferro, níquel e cloro.
Plantio direto, ou seja, não ara nem gradeia terra mais. Colhem em média 300 sacas de soja a 170,00 reais a saca, dá uma receita de 51 mil reais. Outra coisa: antigamente plantava-se o milho com espaçamento de 80 cm entre linhas e deixava cair 5 a 7 sementes por metro linear. Hoje o espaçamento é de dezoito centímetros entre linhas e deixa cair dez a doze sementes por metro linear. Assim que colhe a soja planta o milho no mesmo dia. O milho Safrinha, aproveitando o resto dos adubos deixado da soja. Colhendo em média 400 a 500 sacas de milho por alqueiro mineiro. O milho hoje está cotado a cem reais cuja receita é 40 mil reais; mais 51 mil da soja dá uma receita bruta de 91 mil reais por ano/alqueire. Um alqueire deste fica aproximadamente 30 mil reais.
Tem mais! Segundo economistas, as terras vão valorizar ainda mais, dobrando de preço nos próximos dez anos. O único país que tem condição de triplicar a produção de grão é o Brasil sem derrubar uma única Árvore. Segundo FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations.) o Brasil em 2060 será responsável por alimentar 40% da humanidade.
Celso Antônio Alves
Extensionista Rural e Pequeno Produtor Rural
CREA 1260 TD