ABBAC

Clínica Geral
A sede da Associação Brasileira Beneficente de Apoio ao Cidadão (ABBAC) em Lima Duarte presta consultas e exames em diversas especialidades médicas. Sendo assim, a cada edição, irá abordar um tema de saúde, consultando especialistas na área.
Nesse mês, entrevistamos o médico Clínico Geral Tarcisio Hebert, que falou um pouco sobre essa área médica e os atendimentos que podem ser realizadas aqui em Lima Duarte, na sede da ABBAC.
O clínico geral é aquele que fica no meio de todas as especialidades médicas. Ele é o médico detentor do conhecimento geral do corpo humano, sendo habilitado a cuidar de muitas doenças que não exigem tratamento específico. Mas, se esse for o caso, ele saberá para qual especialista encaminhar o paciente.
Portanto, quando se tem dúvida sobre algo que não está bem em relação à saúde, o paciente recorre a um clínico geral. Ele o orientará da maneira mais adequada. Para se conhecer melhor o médico clínico geral, como e o que faz esse profissional e como ele atende em Lima Duarte, elaboramos este artigo.
Confira:
Nome: Tarcisio Hebert de Paula.
Formação: Médico formado pela Faculdade de Medicina do ABC – SP.
Há quanto tempo atende em Lima Duarte? Atendo há pelo menos 3 meses, desde que retornei de São Paulo.
Quais os principais casos atendidos pela Clínica Geral? A clínica geral é muito ampla, abrangendo os primeiros cuidados das principais doenças de todas as áreas da medicina.
Você atende todas as idades? Sim. Atendo todas as faixas etárias, desde recém nascidos a pacientes idosos, acamados ou com mobilidade reduzida que, muitas vezes, necessitam de atendimento domiciliar. A melhor parte de ser um clínico geral é poder ter liberdade para atender todas as faixas etárias. Me identifico com a clínica geral pela diversidade dos pacientes que passam pelo meu consultório.
Como as pessoas podem evitar esses tipos de problemas e o agravamento de doenças?
Muitas pessoas ainda têm um pensamento sobre a saúde muito atrelado a medicamento. Mas, na verdade, a maioria das doenças podem ser evitadas ou até mesmo serem diagnosticadas de forma precoce e, com isso, tendo muito mais chance de cura. Mas, para isso, elas precisariam ter um contato mais próximo com seu médico. É nesse contato programado que o paciente recebe todas as orientações de como prevenir doenças, abandonando um estilo de vida prejudicial. Eu acredito que o caminho para uma vida saudável parte de uma alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares e bem estar psicológico.
Existem doenças mais graves atendidas pelo Clínico Geral? Quais? Sem dúvida. Atendo todo tipo de queixa e alguns casos mais avançados. Na maioria das vezes é o clínico que inicia o tratamento e já solicita os exames necessários antes mesmo de encaminhar o paciente para o especialista.
Após o diagnóstico da maioria das doenças, como é feito o tratamento? Cada doença tem sua particularidade de diagnóstico e tratamento. Dessa forma, o tratamento, além de ser específico para cada doença, ele também é individualizado, obedecendo o perfil de cada paciente.
Quais casos são encaminhados pra outros especialistas? Cerca de 90% de todas as queixas que chegam ao consultório do clínico podem ser solucionados sem encaminhamento. A outra parte é feito o devido encaminhamento, para que o caso seja conduzido por especialistas.
O que mais causa problemas de saúde geral atualmente? Porque? Sem dúvida alguma é devido ao estilo de vida da sociedade atual. A falta de exercícios físicos, o alto consumo de alimentos industrializados e um ritmo de vida acelerado são os principais responsáveis por grande parte das doenças. E, claro, a falta de um acompanhamento com um médico capacitado e de sua confiança. Todo esse comportamento leva às principais doenças crônicas da vida adulta: obesidade, diabetes e transtornos de ansiedade e depressão.
As crianças e adolescentes também têm problemas de saúde geral? Quais? As crianças e adolescentes tem problemas específicos dessa faixa etária. As crianças por exemplo, devido à imaturidade do sistema imunológico terão inúmeros quadros virais, alergias, descompensações asmáticas, amigdalites, otites, conjuntivites e muitas outras infecções pois é nesse momento que mais terão contato com patógenos e alérgenos, devido à fase escolar. Na adolescência, os principais problemas de saúde abordados pelo clínico geral estão relacionados a conflitos gerados por essa fase de transição entre adolescência e a vida adulta. Transtornos alimentares, mentais e de comportamento e obesidade também são comuns no consultório do clínico.
Como evitar esses problemas nessa faixa etária? Como tratá-los? Para evitar os problemas nessa faixa etária (crianças e adolescentes) é importante promover saúde e orientações adequadas para que eles não se exponham a riscos. Nessa faixa etária, a promoção e prevenção em saúde são fundamentais, pois estão em fase de amadurecimento e aquisição de bons hábitos de vida. Atuando nesse momento, conseguimos prevenir inúmeras doenças no futuro.
Além de tratamentos clínicos e cirurgias, quais outros recursos são usados pela Clínica geral? As cirurgias não são o escopo de trabalho do clínico geral mas, ocasionalmente, realizamos algumas pequenas cirurgias no próprio ambulatório. Uma delas é a matricectomia (retirada de unha encravada) sob anestesia local. Sendo assim, os recursos mais utilizados pelo médico clínico geral se encontram na orientação qualificada e nos medicamentos disponíveis no mercado.
Existe sexo e uma faixa etária que mais procura o Clínico Geral? Quais? Porquê? O público que mais procura atendimento no consultório são mulheres e crianças. Por outro lado, o público masculino, historicamente, não tem o hábito de fazer um acompanhamento de rotina. Eles buscam o atendimento após piora ou cronificação de seus quadros de saúde. Esse é um desafio que precisamos vencer para que esse público faça um acompanhamento mais próximo e preventivo.
Quando devemos procurar um Clínico Geral? Em toda forma de sofrimento, seja ele físico ou mental, há a necessidade de busca por ajuda. O clínico geral é o profissional capacitado para fazer esse primeiro atendimento e solucionar a maioria das queixas. Em situações mais específicas, o clínico sabe o especialista adequado para seu seguimento e já solicita a maioria dos exames que o especialista necessitaria e, com isso, diminui o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar