PRÉDIO DA CÂMARA PREOCUPA MORADORES

O incêndio no prédio da Câmara aconteceu em 11/11/2021 e, desde essa data, o prédio, que é tombado pelo Patrimônio Histórico, está fechado e isolado, para evitar novos acidentes. O isolamento é feito na parte externa, com cavaletes e faixas plásticas de sinalização e segurança.
Mas as pessoas estão reclamando do isolamento, que ocupa toda a calçada, em uma área central, fazendo com que os pedestres tenham que passar pela rua, correndo riscos de acidentes e atropelamentos. Outras pessoas alegam que o cenário está feio e com aspecto de desleixo, principalmente por ser um prédio público e tombado pelo Patrimônio Histórico.
O Presidente da Câmara, Josimar Oliveira Campos, explicou, através de Oficio, que a Mesa Diretora e demais vereadores vêm se esforçando pra encontrar uma solução pra reforma do prédio, bem como localizar, de maneira menos onerosa, um local pra prosseguir com suas atividades, até que se retorne para a sede original. Os trabalhos administrativos estão sendo realizados no Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), na Avenida Centenário, e as reuniões plenárias e de comissões ocorrem de forma virtual.
Segundo Josimar, vereadores já fizeram diversas reuniões com a Prefeita Municipal, Elenice Pereira Delgado Santelli, para encontrar uma solução. Como não há imóvel no município apto a ser disponibilizado para as atividades da Câmara, iniciaram processo administrativo pra alugar um local para abrigar, de forma temporária, as dependências da Câmara e exercer suas diversas funções. “O município, por meio de esforço comum do Poder Legislativo e Executivo, estará reformando o prédio sede do Poder Legislativo. Para tanto, já foi aberto processo legislativo visando cumprir com as determinações legais prévias, antes da intervenção no prédio, já que é um bem tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural, tamanha é sua imponência e importância.”, afirma em documento.
De acordo com o Presidente da Câmara, representantes dos dois poderes estão buscando, de maneira incansável, que seja feita a reforma do prédio sede da Câmara Municipal, bem como fixar um imóvel (terreno) do município, para uso especial e administração exclusiva do poder Legislativo e, assim, poder dar início ao planejamento e a programação para construção de um prédio, para nova sede.
Josimar salientou ainda que o isolamento e interdição ocorreu por ato da autoridade municipal competente, seguindo diretrizes e legislação aplicável.
Já a Defesa Civil municipal informou que o local foi interditado para reformas, devido ao incêndio ocorrido em novembro de 2021, e que não houve danos estruturais. Segundo o órgão, a questão da reforma compete à Camara Municipal. Eles esclarecem que a interdição foi apenas para segurança do local, para evitar que as pessoas passem próximos e possam ser atingidas por quedas de algum pedaço de pedra ou madeira, como já ocorreu, sem vítimas. A Defesa Civil já isolou o local duas vezes, com fitas e cavaletes, mas as pessoas tiram. Eles estudam outra forma de isolamento mais eficaz, pro local central.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar