ABBAC

Angiologia
A sede da Associação Brasileira Beneficente de Apoio ao Cidadão (ABBAC) em Lima Duarte presta consultas e exames em diversas especialidades médicas.
Sendo assim, a cada edição, irá abordar um tema de saúde, consultando especialistas na área.
Nesse mês, entrevistamos o médico Angiologista e Cirurgião Vascular Dr. Felipe Martins (CRM-MG 57536), que falou um pouco sobre essa área médica e os atendimentos que podem ser realizados aqui em Lima Duarte, na sede da ABBAC.
A angiologia é a especialidade médica que estuda e trata as veias, artérias e o sistema linfático que compõe o corpo humano.
A Angiologia se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos e vasos linfáticos, como varizes, aneurismas e obstruções arteriais. Atua em conjunto com a cirurgia vascular, que se ocupa do tratamento cirúrgico dessas doenças.
Confira:
Nome: Felipe Martins de Souza
Formação: Formado em Medicina pela Faculdade de Valença – RJ em 2007. Fez Residência em Angiologia e Cirurgia Vascular no Hospital Miguel Couto – RJ.
Há quanto tempo atende em Lima Duarte?
Iniciei os atendimentos em Lima Duarte em 2022. Mas atuo como Angiologista há mais de 10 anos, tendo trabalhado no Rio por 5 anos e atualmente em Juiz de Fora e Região.
Quais os principais casos atendidos pela Angiologia?
Telangectasias (vasinhos), Varizes, edema nas pernas, dores nas pernas, trombose venosa, aneurismas, doença arterial periférica, linfedema…
Você atende todas as idades? Sim.
Como as pessoas podem evitar esses tipos de problemas?
Atividade física regular, controle do peso corporal favorecem a previnir algumas patologias vasculares. Entretanto, algumas pessoas, mesmo que façam a prevenção, podem desenvolver alguma patologia vascular de origem hereditária.
Como evitar o agravamento de problemas nessa área?
Controle das doenças de base (ex. diabetes, hipertensão e excesso de peso), além de controle regular com seu especialista.
Existem doenças mais graves causadas por problemas angiológicos? Quais?
Trombose, aneurismas e doenças arteriais são patologias com maior potencial de gravidade.
Após o diagnóstico da maioria das doenças, como é feito o tratamento?
Depende do diagnóstico. Doenças venosas como telangectasias e microvarizes podem ser tratadas ambulatorialmente, sem necessidade de internação.
O que mais causa problemas angiológicos atualmente?
São as doenças venosas cujo fator hereditário é preponderante. Entretanto, excesso de peso, tabagismo, dentre outros, podem favorecer o surgimento e agravamento da insuficiência venosa.
Porque? Principalmente pela diminuição do retorno venoso.
Como prevenir esses problemas?
Com algumas medicações e uso de meia elástica específica, indicada por seu angiologista.
Quais as dicas para evitar ou agravar problemas angiológicos no dia a dia?
Evitar longos períodos em pé, fazer atividade física regularmente (dentro da realidade de cada indivíduo) e ter acompanhamento médico regular com seu angiologista.
As crianças e adolescentes também têm problemas angiológicos? Podem ter.
Quais? Linfedema, mal formação vascular.
Além de tratamentos clínicos e cirurgias, quais outros recursos são usados pela angiologia? Escleroterapia (aplicação) de agentes esclerosantes (como a espuma) que eliminam as veias doentes.
Quando as cirurgias são indicadas? Dependendo da avaliação médica de cada paciente.
Existe sexo e uma faixa etária que mais procura o serviço de Angiologia?
Doenças venosas são mais comuns em mulheres. Porém, muitos homens também são acometidos, em todas as faixas etárias.
Quando devemos procurar um Angiologista?
Quando tiver sintomas como: dor nas pernas, edema, queimação nas pernas, dormência, veias “altas” nas pernas. Mas até mesmo sem sintomas, em caráter de rotina médica.

Erramos:
Na matéria sobre Psiquiatria, da edição anterior, houve erro de digitação, causando falta de sentido na resposta da seguinte pergunta:
“Como evitar adoecer por enfrentar essa pandemia, com mudanças tão drásticas no modo de viver e relacionar com as pessoas?”.
Na correspondente resposta, faltou a palavra NÃO, causando falta de sentido na resposta. Confira a resposta correta:
“Há momentos em nossas vidas que são difíceis, problemáticos, incomodativos, conflituosos, gerados pelas circunstâncias ambientais e sociais como morte do ente querido, catástrofes, rompimento amoroso, perda de emprego, guerras, pandemias, etc.. Esses fatos impactam nossa vida e NÃO produzem, geralmente, doenças mentais e, sim, reações vivenciais correspondentes ao estresse produzido.
Deste modo, afastando tal estresse ou adaptando à nova situação, há retorno espontâneo do estado mental anterior.
Pessoas com personalidade hipersensível podem necessitar de psicoterapia.”

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar