GRUPO DE DANÇA “OS ENVOLVENTES”
Criado em 2012 por dois colegas – Elias e Washington (Soró), para dançar em eventos e, principalmente para participar do Festival de Dança da Escola Joaquim Delgado de Paiva (Fedan), o Grupo de Dança “Os Envolventes” está com novos integrantes e buscando alternativas pós pandemia.
Com a morte do integrante criador Soró, Elias recompôs o grupo com Émerson, Tales e Wichansly. Eles ensaiam na Associação Cultural Caminho da Serra e no Centro Comunitário do Poço da Pedra. Elias é o coreógrafo do Grupo, mas eles discutem as músicas e passos em conjunto, criando as apresentações diversificadas e modernas. Os ritmos variam entre o axé, funk e os mais modernos como o Piseiro, que está em alta. O grupo faz, também, cover de Michael Jackson em eventos contratados.
O Grupo já se apresentou em festas de igrejas, de escolas e de bairros, exposições, carnavais, festas de 15 anos e outros eventos. Já fizeram apresentações na Escola e na Exposição de Olaria. Estavam com alguns eventos agendados, quando chegou a pandemia e tudo foi adiado. Com a reabertura do Roxane Circus, apresentaram-se durante os espetáculos, o que permitiu ao grupo retomar um pouco o ritmo.
Segundo Elias, eles esperam começar 2022 com novas chances de apresentações e crescimento. Ele considera que Lima Duarte tem grandes talentos culturais e que precisam de reconhecimento e incentivos. “Temos muitos talentos e poucos incentivos, Fazemos por amor e precisamos de reconhecimento e apoio!”, analisa.