ESTRADAS EM ESTADO DE CALAMIDADE
Tayara Amaral
As estradas rurais de Lima Duarte, diante das constantes chuvas, se encontram num estado delicado de conservação. O trânsito encontra-se impedido em várias localidades, o lamaçal está espalhado por vários trajetos, impedindo que motoristas se locomovam até distritos conhecidos e muito visitados, como Ibitipoca e São Domingos da Bocaina.
A Prefeitura se manifestou nas redes sociais garantindo estar agindo para sanar o problema o quanto antes. Já os moradores das localidades afetadas seguem reclamando da instabilidade e ineficiência de resolução, principalmente nas redes sociais.
A Administração Municipal decretou, também, dia 11/01, situação de emergência por conta das fortes chuvas, riscos de desabamento e falta de acessibilidade de parte das vias públicas. O decreto tem vigência de 30 dias, com possível prorrogação, se necessário. De acordo com o documento, em situação de emergência, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), nas ações de resposta a desastres e reabilitação do cenário. Também fica permitida a mobilização de particulares voluntários para auxílio e conservação de estradas e ficam dispensadas as licitações para contrato de aquisição de bens e serviços necessários às atividades em resposta à situação emergencial.
Com o grande volume de chuvas e a situação precária da estrada, o distrito de Conceição de Ibitipoca recebeu, dia 12/01, medicamentos, atendimento médico e testagem de Covid-19. A entrega foi feita com o apoio de helicóptero Pégasus da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a pedido da Secretaria de Saúde de Lima Duarte. A operação aconteceu porque o distrito estava ilhado há mais de uma semana, em razão das más condições da LMG-871, que liga Lima Duarte ao arraial e ao Parque Estadual de Ibitipoca.
Moradores e empresários de Ibitipoca se reuniram para realizar um mutirão de conservação na estrada que liga o distrito a Lima Duarte. Uma vaquinha foi feita para ajudar no custeio do combustível de carros, e máquinas foram emprestadas pela Prefeitura e empresários para a realização das obras de manutenção.
Mas a estrada já requer obras maiores há anos e município e Estado realizam obras paliativas até liberação de maiores verbas. O projeto de pavimentação da LMG-871, estrada que liga Lima Duarte ao distrito de Ibitipoca, pode, enfim, sair agora no início de 2022. Um convênio entre o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagens de Minas Gerais (DER-MG) e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) deve ser o primeiro passo.
O convênio prevê a destinação de R$ 9,5 milhões para a pavimentação da estrada, que dá acesso ao Arraial e ao Parque de Ibitipoca, um dos principais pontos turísticos da região. O acordo surgiu por meio de articulações entre a Prefeitura de Lima Duarte, o DER-MG e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).