PAÇO DA CÂMARA MUNICIPAL
Dia 11 de novembro, entra para a história da cidade de Lima Duarte com triste ocorrência de um incêndio no prédio da Câmara Municipal.
A construção, situada na esquina entre as Ruas Antonio Carlos e Tarcredo Alves, notabiliza-se por sua imponência e singularidade, distinguindo-se das demais por sua singularidade e estilo.
Conheçamos um pouco de sua história…
A ereção de um prédio específico para o funcionamento da Câmara e Cadeia, e a de um prédio para sediar a escola de primeiras letras, fazia parte das exigências legais, determinadas pela Lei que regulava a criação dos municípios no Império, bem como a eleição dos primeiros vereadores.
Os antigos líderes de nossa cidade, então apenas um distrito com o nome de Dores do Rio do Peixe, deram logo conta das exigências locais, erigindo no local um belo sobrado, de linhas retas, telhado de quatro águas e beirais largos, coberto com telhas capa e canal, que eram amplamente usadas antes da chegada das telhas francesas.
Nesse prédio foi instalada a nossa primeira Câmara de Vereadores em 29 de dezembro de 1884, passando depois a sediar a Intendência, a partir da Proclamacão da República, em 1889.
O velho sobrado, possuía aos fundos, no térreo, uma cela, onde funcionou a Cadeia Pública até o ano de 1899, quando foi inaugurado o prédio do Fórum na Praça (atual Prefeitura), sendo para lá transferidas a delegacia de polícia e as as celas, também no térreo.
Na década de 1930, são criadas as Prefeituras e a figura do Prefeito em todo o Brasil, passando os mesmos a funcionarem no térreo do prédio da Câmara, até 1984, quando são transferidos para o prédio atual, na praça, antigo Fórum.
Vivendo a cidade um surto de modernização nas décadas de 1920 e 1930, impulsionada pela chegada da ferrovia, foi remodelado o velho sobrado que sediava a Câmara e a Prefeitura.
A construção ganhou o aspecto do estilo mais moderno que havia na época, o Art Déco, caracterizado pelo uso de platibandas, planos recuados na fachada, prevalência de linhas retas e escalonados, além de revestimento externo em pó de pedra.
O projeto coube ao engenheiro e então Prefeito Municipal, Moacyr Duque Catão (MDC), cujas iniciais grafadas em ferro podem ser vistas encrustradas no nicho no alto da platibanda da fachada principal, tendo sido o novo Paço Municipal inaugurado em 31 de janeiro de 1937.
O prédio foi palco de muitos eventos significativos de nossa história, recepcionando ilustres visitantes, acolhendo famosos bailes e cerimônias.
No hall de entrada merecem destaque a escada em madeira em estilo Art Déco e os pisos hidráulicos; no Salão Nobre, os lustres e a grade também em madeira no mesmo estilo do prédio. Ha também o Livro que contém a Ata de Instalação do Municipio de Lima Duarte, com a assinatura dos primeiros sete vereadores, importante relíquia dos primeiros tempos da Câmara.
Preservar esse prédio é manter viva uma parte de nossa História!