LIMADUARTINA INSPIRA NOME DE TROFÉU
Valéria Baumgratz
A limaduartina Zeneida Theresinha Delgado é nome do Troféu de reconhecimento do trabalho da pessoa idosa em Juiz de Fora, criado, pela Lei Municipal 13.778, em 2018, pela ex-vereadora Ana Rossignoli.
A assistente social e professora Zeneida deixou sua marca com o trabalho pioneiro com idosos em Juiz de Fora, sendo mentora da criação do PRÓ-IDOSO. Ela nasceu em Lima Duarte, em 15 de outubro de 1931. Estudou em Juiz de Fora, no Ginásio Stella Matutina e cursou o magistério na Escola Normal Santa Brígida, na terra natal.
Zeneida trabalhou como visitadora sanitária. Depois, em 1963, retornou a Juiz de Fora e iniciou o trabalho de professora primária no Grupo Central. Em 1968 formou-se em Serviço Social e trilhou carreira profissional na Associação Barbacenense de Assistência aos Excepcionais, na Fundação Estadual de Assistência Psiquiátrica MG, no Sanatório Vieira Marques, na Casa de Saúde Dr. Aragão Villar, no Instituto Nacional de Previdência Social na Legião Brasileira de Assistência Social (LBA) e na Faculdade de Serviço Social, quando lutou pela reestruturação do curso e incorporação do mesmo à UFJF, onde exerceu vários cargos. A incansável professora lutou, também, pela implantação do Serviço Social no Hospital Escola, no Sanatório Vieira Marques, no Programa de Assistência ao Idoso no INPS e, posteriormente, na LBA. A inquieta limaduartina conquistou, aos 75 anos, mais um diploma de bacharel em Filosofia e faleceu em 22 de agosto de 2016.
A Câmara Municipal de Juiz de Fora, através da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, homenageará, com o Troféu Zeneida Theresinha Delgado, no dia 11 de novembro, 15 categorias: Arte, Assistência Social, Comunicação e Cultura, Direitos Humanos, Esporte, Indústria e Comércio, Transporte Público, Justiça, Servidor Público, Moda, Música, Religião, Saúde e Segurança Pública.