TERAPIA HOMEOPÁTICA

A homeopatia é uma especialidade médica que existe há cerca de 230 anos. E tem como um dos principais criadores Samuel Hanemam, médico, homeopata, farmacólogo, químico, farmacêutico, professor universitário e bibliotecário.
Com o decorrer dos anos, a homeopatia chegou ao Brasil, onde é reconhecida como especialidade médica, pelo Conselho Federal de Medicina, bem como pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com receituários nomeados de medicamentos homeopáticos, ou somente, homeopatias.
Tal profissão busca tratar cada indivíduo considerando, de modo holístico, sua singularidade. Analisando a pessoa como um todo, com o intuito de trazer um equilíbrio entre corpo e a mente, para que, nessa perspectiva, o terapeuta possa pesquisar a fundo o histórico de saúde do paciente, tratando, assim, do “ sujeito doente” e não apenas da doença isoladamente.
Raone Souza da Silva, 35 anos, é formado em Terapia Homeopática pelo Instituto Marcelo Rigott – 2021. Ele mora e trabalha em Lima Duarte e, agora, está atendendo como Terapeuta Homeopático na cidade. Confira sua entrevista:
Desde quando atua na área? Como despertou seu interesse?
Sou recém formado na área.
Sempre procurei uma forma de ajudar as pessoas, sinto prazer nisso e, com a homeopatia, aprendi mais uma forma de “cuidar do outro”. Com o advento da pandemia do Covid-19, notei que meu desejo de fazer algo para o meu bem estar, o da minha família e o de outros, aumentou de tal modo que decidi reforçar meus estudos, a fim de encontrar soluções.
Temos visto que, nesses tempos pandêmicos, problemas como ansiedade, depressão, dores agudas, entre outras patologias, vem aumentando alarmantemente, devido ao isolamento social e seus tantos efeitos colaterais. Logo, a homeopatia é uma ferramenta científica que, se bem utilizada, proporciona ajuda para cada um, dentro de suas necessidades, e possibilita uma qualidade de vida mais suportável e menos sofrida.
Onde e em quais dias e horários atende em LD?
Atualmente estou atendendo na Clínica Laudare, em uma parceria muito boa. Meus dias são os primeiros e terceiros sábados de cada mês. As consultas podem ser agendadas na secretaria da clínica, ou pelo telefone: (032) 3281-3198.
Outra opção são os atendimentos on-line (tele atendimento), excelente para quem preza pelo conforto e segurança de ser atendido em sua própria residência, mantendo o isolamento social. Para esse tipo de atendimento, tenho agenda de segundas a sextas-feiras (com exceção das quintas-feiras), nos horários entre 18h00min até as 21h00min. Para maior comodidade daqueles que desejam se cuidar mas, em horário comercial, estão atarefados em suas várias funções.
Para tanto, meu contato comercial: (32) 98893-9586. (WhatsApp).
Quais os principais casos vem atendendo?
A homeopatia serve para praticamente todos os problemas de saúde. Atendo muitos casos de ansiedade, bronquites, asmas. Pessoas que desejam parar de fumar, que querem ajuda para emagrecer, de maneira saudável. Tem aqueles que se queixam de problemas intestinais, enxaquecas e uma infinidade de outras doenças. A terapia homepática tem surtido bons efeitos em pessoas com problemas emocionais, tais como ansiedade, depressão, síndrome do pânico e diversas outras situações.
No entanto, vale ressaltar que tal abordagem não rivaliza com o tratamento médico tradicional. É de suma importância que cada pessoa faça seus acompanhamentos médicos regularmente e que siga as orientações devidas.
Contudo, a terapia homeopática vem para auxiliar e ajudar o indivíduo a restabelecer o equilíbrio de seu organismo. Até porque, um organismo equilibrado, é um organismo saudável.
Atende crianças e adultos?
Sim, a homeopatia não tem faixa etária. Costumo dizer que atendo desde crianças a pessoas que são crianças há mais tempo que nós. A homeopatia serve para crianças, homens, mulheres e idosos. Tem surtido bons efeitos para todas as idades.
Como a homeopatia pode atuar nos casos atendidos?
Em todos os casos, a homeopatia procura equilibrar o organismo. Considerando que o organismo fica doente por um desequilíbrio, excesso, ou falta de algo, logo a homeopatia vem para estimular esse organismo a se organizar. Assim sendo, a terapia cuida do sujeito, e não da doença, isoladamente. O tratamento homeopático visa entender não só os sintomas, mas o que há por trás deles, o que os provoca. Daí a importância de ouvir cada paciente, entender sua história de vida e, à partir do que for possível apreender, usar as ferramentas homeopáticas e suas composições medicamentosas.
Como tem sido a aceitação e procura dos limaduartinos pela homeopatia?
Como sou recente na área e atendo há pouco tempo em Lima Duarte, ainda não tenho uma dimensão exata da aceitação. Mas percebi que tem muitas pessoas que já conhecem a homeopatia e todos com os quais já conversei, apresentam bons relatos de tratamentos realizados em outros momentos.
Assim como encontrei também muitos que não sabiam do que se trata, ou confundiam com outros tratamentos terapêuticos, tais como a fitoterapia, a qual faz uso de chás, garrafadas, xaropes e etc. Quanto aos medicamentos homeopáticos, não podem ser feitos em casa. Eles são encontrados em farmácias especializadas. As mais próximas da região são em Juiz de Fora.
Quais as principais diferenças entre homeopatia e alopatia?
Em termos simples, mas não generalizado, a Alopatia (medicina tradicional) é a medicina do anti. Ou seja, a medicina alopática trata da doença, ou os sintomas que a pessoa apresenta.
Exemplo: Se alguém reclama de dor de cabeça, a alopatia vai dar um remédio contra a dor de cabeça. Se apresentar inflamações, serão tratados com antiinflamatórios. E o mesmo ocorre em outras situações. Resumindo, o sujeito apresenta a queixa e a medicina apresenta algo para agir contra tal.
Já a homeopatia vai mais além, procurando identificar o motivo, razão ou circunstância que fez a pessoa sentir o sintoma do qual reclama. A consulta homeopática é mais detalhada. O paciente é convidado a falar sobre os aspectos de sua vida, que o especialista julgar pertinente para o tratamento.
A consulta homeopática é singular, logo a abordagem vai variar com cada um. Portanto, ainda que dez pacientes queixam-se do mesmo problema, cada um receberá uma abordagem individualizada, eficaz com base em seu histórico pessoal. Com isso, a medicalização também vai variar.
Quais os principais benefícios do tratamento homeopático?
O tratamento homeopático é muito menos agressivo ao organismo. Os medicamentos raramente, ou quase nunca, produzem efeitos colaterais. Ao contrário dos medicamentos alopáticos que, na sua maioria, apresentam bulas contendo uma quantia considerável de contra indicações e efeitos adversos.
Além disso, no tratamento homeopático, o paciente é o protagonista de sua história. É ele quem diz o que dói e porque dói. O terapeuta escuta com atenção, busca oferecer o melhor atendimento e possibilita, por meio de seu trabalho perito, apoio para que o sujeito consiga equilibrar seu organismo, a fim de que mente e corpo possam trabalhar em harmonia e o indivíduo tenha uma melhor qualidade de vida.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar