PRECONCEITO, UM ATO DESUMANO E INDIGESTO
Margareth Fortes Fonseca
Apesar de ter sido escrito em 2015, o texto ainda condiz com nossa realidade atual.
A palavra PRECONCEITO, de acordo com o dicionário Aurélio significa: Idéia preconcebida; Suspeita; Intolerância, Aversão a outras raças, Credos, Religiões, etc.
Infelizmente, ele faz parte do nosso cotidiano, onde uma minoria se sente no direito de agir dessa forma, sendo maldosos, intolerantes, diria mesmo, desumanos.
Todos os dias alguém sofre algum tipo de preconceito, a maioria deles nem tomamos conhecimento, e muitas das vezes isso também acontece muito próximo de nós, e por egoísmo ou comodismo nos omitimos. É um tipo de violência que precisa ser denunciada, pois todo cidadão tem direitos e deveres perante a sociedade. Pessoas que agem dessa forma desconhecem ou fingem desconhecer as leis que regem uma sociedade, onde direitos e deveres são para todos, independente de classe social, raça ou credo.
Somos humanos, munidos de sentimentos, somos todos iguais perante Deus e filhos deste mesmo Pai, que é DEUS. Um DEUS maravilhoso e misericordioso e que não discrimina. Precisamos aprender a nos colocar no lugar do outro, o que na verdade não é um exercício muito fácil, mas precisamos aprender a exercitá-lo no nosso cotidiano, antes de qualquer coisa, de julgarmos, de fazermos comentários maldosos e de agirmos de maneira insensata e desumana.
Sabemos que os exemplos arrastam, então precisamos dar bons exemplos, e isso começa em nossas casas, nos lares, nas famílias, na sociedade na qual estamos todos inseridos. As crianças serão os jovens e adultos de amanhã, precisamos mostrar para elas que somos capazes de mudar o mundo com palavras e atitudes descentes, dignas, pois caráter não se mede pela cor da pele, credos, religiões, etc.
Façamos a nossa parte, dando bons exemplos, denunciando aquilo que não está de acordo com nossas convicções e das leis que regem a sociedade, pois só assim construiremos uma sociedade mais justa, humana , menos preconceituosa e discriminatória onde as pessoas se respeitem e se amem cada vez mais.