HOSPITAL FAZ 99 ANOS
A Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte completou, no dia 21/08, 99 anos de criação. Sua história, ao longo de todos esses anos, revela todo o sentimento de caridade e o esforço de muitos, para construir e manter uma entidade filantrópica tão importante para Lima Duarte e região.
A ideia da fundação de uma casa de caridade coube à Dona Maria Carlota de Paula, uma mulher caridosa e de grande religiosidade, extremamente dedicada aos pobres e enfermos desamparados. Ela cuidava dos doentes em sua casa, localizada no Largo (centro da cidade), onde formavam verdadeiras aglomerações, em busca de medicamentos, curativos, assistência e uma palavra de conforto e carinho que ela sempre dedicava aos doentes. A senhora Maria Carlota de Paula pediu donativos e, com autorização do vigário Padre João Batista, construiu um cômodo para esses atendimentos aos enfermos, junto à Igreja de São Francisco.
Em 1914 deu-se início à construção da Santa Casa de Misericórdia, em terreno doado pelo Capitão Francisco Borges Duque, através de escritura de 15 de maio do mesmo ano, recebida pelo Dr. Tancredo Alves e Cel. Alfredo Catão, representantes da futura entidade. Em 31 de dezembro de 1922, realizou-se a inauguração da Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte.
Neste data tão especial de 21/08, a direção da Santa Casa agradece a todos que, de alguma forma, fazem parte desses anos de dedicação e cuidado com a saúde do próximo. “Temos muito a comemorar e agradecer. Afinal, são 99 anos da nossa CAuSA”. Agradecem a toda a equipe da Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte, aos pacientes e pessoas que passaram por aqui, e destacam o reconhecimento por fazerem parte dessa trajetória de luta por uma saúde pública de qualidade.
O Provedor, Altair Oliveira Thoni, e o Conselho Administrativo da Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte agradecem a todos que sempre contribuíram e apoiaram, as doações e a confiança na administração do Hospital. O Provedor enfatiza a necessidade de ajuda constante, uma vez que os recursos públicos não são suficientes para a manutenção normal do Hospital. E salienta que, com a Pandemia Covid 19, os atendimentos aumentaram e os recursos ficaram ainda mais escassos.
Outras formas de doação ao Hospital podem ser feitas através de carnês ou de desconto na conta de luz da Cemig. Moradores de Lima Duarte, Olaria e Pedro Teixeira que desejarem contribuir para o Hospital que atende nossa região, devem fazer um cadastro para doação nas contas da Cemig ou carnê.
“Que a cada dia possamos juntos, aprimorar nosso trabalho e excelência, cuidar e apoiar a nossa instituição!
A Santa Casa precisa de você, AJUDE-A!
Essa CAuSA é nossa!”