HOMENAGEM PÓSTUMA
No dia 06/08 faleceu o empresário aposentado e ex-vereador Antônio Alves de Paula, conhecido como Tonho da Padaria. Natural de Olaria, nascido em 23/12/50, Tonho era filho de Nelson Alves de Paula e Maria Aparecida de Paula. Teve três filhas: Giovana, Gilmara e Ana Carolina e três netos: Pedro Antônio, Arthur e João Vitor.
Ele foi comerciante e atualmente era aposentado. Entrou para a política no ano 2000, quando foi eleito pela primeira vez para Vereador, com 507 votos, pelo PSDB. Posteriormente, foi eleito para mais três legislaturas, pelo MDB, sendo que ocupou a Presidência da Câmara no biênio 2015/2016.
Antônio Alves de Paula era profundo conhecedor da Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Câmara.
A vida próxima da família, o trabalho e a dedicação à política são qualidades de Tonho destacadas por seus parentes e amigos, nesses momentos de perda, por sua morte. Confira os depoimentos:
O tão conhecido Tonho da Padaria, político honesto e atuante, um exímio motorista, é para nós, filhas e familiares, grande exemplo de homem e pai. Foi um pai carinhoso, atencioso, que sempre nos apoiou e nos incentivou a lutarmos por nossos sonhos e a nunca desistirmos. Em seus últimos anos, foi acometido por essa doença tão cruel que é o câncer, mas sempre nos mostrou um amor e desejo enorme pela vida, lutando bravamente.
Sua partida deixa uma enorme saudade em nossos corações, mas a certeza que nosso elo não foi rompido, nossos corações permanecem unidos até o reencontro. Sua história de vida e seu legado são um grande orgulho, que carregaremos em nossos corações. Nos momentos que a saudade apertar, revisitaremos cada momento vivido juntos e nosso coração será inundado desse grande amor que papai semeou em nós.
Giovana, Gilmara, Ana Carolina, netos, genros e demais familiares.
Não há como falar da vida pública do Tonho, sem falar da sua vida particular. Porque o Tonho era um daqueles políticos que estava sempre pronto a atender a todos. Isso era dele, da sua essência como ser humano, servir a quem necessitasse. Era um amigo, um parceiro que podíamos contar a qualquer hora.
Um homem de hábitos simples. Fosse como comerciante ou político, tratava a todos com urbanidade e igualdade.
Na sua vida pública, sempre fez política com respeito, sem, contudo, abrir mão do seu direito, enquanto brasileiro, de colocar e defender suas opiniões; um direito que a democracia nos legou. Foi vereador por 4 mandatos e defensor da fidelidade partidária, sem perder a sua integridade moral e nem a prioridade do interesse público. Buscou sempre atender as necessidades do município e de seus munícipes, porque atuava como interlocutor da vontade da população, principalmente dos menos favorecidos. Sem afastar do diálogo, ele defendia a democracia pelo discurso, pelo exemplo e por posições firmes na sua atuação enquanto vereador, mantendo sempre a coerência na defesa de seus valores e princípios.
Com a partida do Tonho, só nos resta agora recordar a pessoa e o amigo formidável que ele foi, na certeza de que os melhores sentimentos por ele, sempre permanecerão nos corações daqueles que o conheceram. E como homem público, Antônio Alves de Paula, certamente fez a diferença na história política de Lima Duarte.
Rosilene Barros
É um momento de muita tristeza para todos que tiveram a oportunidade de conhecer e conviver com o “Tonho da Padaria”.
Perco um grande amigo e a cidade perde um cidadão e político que sempre esteve atento aos anseios da sociedade. Durante nossa convivência na Câmara, eu pude testemunhar de perto a dedicação, o decoro e a humildade dele como Vereador.
Agora ficam as boas lembranças, as muitas conversas e o exemplo dele de sempre estar pronto para servir ao próximo.
Prof. Luiz Henrique
Ex-vereador