AUTÓDROMO POTENZA

Norma Baumgratz

O Autódromo Potenza está sendo construído às margens da BR 267, próximo a Orvalho, desde 2014. O primeiro teste de pista foi realizado em novembro de 2019, quando o asfalto ficou pronto. Mas o projeto integral ainda não foi concluído. Faltam estruturas de estacionamento, arquibancada, centro médico, heliponto, etc., que serão realizadas em sequência. Não houve uma inauguração formal, que até estava prevista, mas ficou comprometida pela pandemia e pela ausência de público. Mas o local já vem sendo usado para vários eventos na área.
A ideia e a iniciativa de construção do autódromo foram do próprio Givanildo Massardi Como piloto, ele costumava participar de treinos em outros autódromos, mas isso exigia grandes deslocamentos e alguns desafios logísticos. Uma vez constatada essa ausência na oferta de autódromos na região, ele decidiu construir um. Por isso o Potenza está localizado no eixo RJ-BH (pela Br 040), mas numa estrada que dá acesso a SP (Br 267 pela Fernão Dias) e ao mesmo tempo perto de sua cidade natal (Ubá). Além disso, Juiz de Fora possui a infraestrutura necessária às operações de médio e grande porte, como aeroportos, uma boa rede hoteleira e diversas opções de lazer, bares e restaurantes.
O nome também foi uma escolha do Givanildo, por ser um nome forte, fácil de guardar e que dá ao autódromo uma identidade única, expressa nas cores de suas zebras.
O principal objetivo do empreendimento é receber todos os tipos de eventos compatíveis com um autódromo padrão. Isso inclui corridas, treinos, track days e testes, sejam de motos, carros ou caminhões.
O Potenza já foi homologado para receber provas de motociclismo e já hospeda uma etapa anual do Superbike Brasil, principal campeonato de motovelocidade das Américas, além de todas as etapas do Superbike Rio, o campeonato estadual de motovelocidade do Rio de Janeiro.
Agora, estão em processo de homologação para receber também as provas do calendário oficial do automobilismo, do qual já têm algumas provas agendadas para o final deste ano.
O Potenza é um autódromo privado, de propriedade do Givanildo. É ele o idealizador, o construtor e o principal empenhado no sucesso do empreendimento. Já são sete anos de investimentos e dedicação pessoal ao autódromo – um custo de oportunidade altíssimo, principalmente no que diz respeito ao tempo.
O projeto foi elaborado pela Milanez Arquitetos, com apoio do Jhonny Bonilla, um uruguaio nacionalizado brasileiro, especialista em projetos de construção e reforma de autódromos.
Estrutura
A pista tem 12 metros de largura (15 metros na reta de largada), três tipos de zebra, defensas de concreto, barreiras de pneus, caixas de brita (seixo rolado) e grid para 44 carros. Além da pista, o Potenza já possui 10 boxes de alvenaria, todos com docas de desembarque, torre de controle, área de paddock, pátio para caminhões e estacionamento para visitantes. Para a operação o autódromo conta com telefonia e 3G da Vivo e da Tim (instaladas pelo Potenza), energia trifásica, internet e um sistema próprio de cronometragem, que acabou de ser atualizado.
O Potenza está situado numa área de 600.000 m². A pista tem 3.200 metros de extensão, 14 curvas e sentido anti-horário. A capacidade de público ainda não está definida, mas começará na casa dos milhares, podendo chegar às dezenas de milhares, com estruturas temporárias – se houver demanda pra isso.
De acordo com o Gerente, Felipe Andrade, o Potenza é uma empresa e tem hoje o desafio de executar duas frentes de trabalho simultâneas: construção e operação. Para a construção, têm colaboradores com atribuições de pedreiro, serralheiro, eletricista, bombeiro, pintor e auxiliares. Já para a operação, têm colaboradores para as funções de sinalização de pista, brigadista, portaria, segurança e limpeza.
Ele destaca que, com exceção do pessoal da UTI/Resgate, todos esses trabalhadores são locais, contratados em Orvalho, Lima Duarte e entorno. A quantidade varia em função da etapa da obra e do tamanho da operação, mas fica entre 15 e 25 pessoas, aproximadamente.
Felipe explica que, durante a fase de pré-homologação, o Potenza recebeu principalmente eventos privados, como track days, treinos coletivos e treinos privados, tanto de carros quanto de motos. Com a homologação para motos, vieram o Superbike Brasil e o Superbike Rio, mencionados acima.
Nos carros, o Potenza já recebeu duas etapas do Racing Weekend Festival, com provas da Classic Cup, Formula Open e SuperTurismo. Neste mês de agosto, receberam uma etapa do Campeonato Mineiro de Marcas e Pilotos, com quatro corridas da Turismo 1.4 e duas corridas da Vintage Cup.
Para este ano estão previstas ainda corridas da Fórmula Truck, Sprint Race e Copa HB20, agendadas para o final do ano, além de uma etapa do Racing Weekend Festival e mais uma rodada do Mineiro com a Turismo 1.4 e Vintage Cup.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar