CUIDADOS COM A PELE NO INVERNO
Nesta época de inverno, precisamos estar atentos com os cuidados com a nossa pele. Naturalmente, com as baixas temperaturas, a pele fica mais ressecada, podendo sofrer fissuras (rachaduras) e coçar bastante. Como a água do banho costuma ser mais quente, e como também ingerimos menos água no tempo frio, a pele sofre muito: lábios ressecados, coceiras, vermelhidão, pele áspera e com aparência de envelhecida.
Para enfrentar e prevenir estas agressões, vale lembrar algumas dicas muito importantes:
Lembrar de beber pelo menos 2 litros de água por dia – valendo, nesses 2 litros, os chás quentinhos.
Não tomar banho muito quente. A água quente remove muito a oleosidade da pele e precisamos de um pouco de óleo para a proteção da pele.
Não tomar banhos muito demorados. O banho deve levar de 5 a 10 minutos.
Usar um bom hidratante, no corpo, após o banho. O melhor momento para usar esse produto é nos 3 primeiros minutos após o banho, momento em que a pele absorve mais o creme.
Não usar buchas no banho.
Usar um sabonete menos agressivo no banho, dando preferência aos infantis ou aos sabonetes hidratantes.
Hidratar os lábios com produtos adequados antes de dormir, evitando o ressecamento labial.
Importante também lembrar que, no período do dia, mesmo com esse friozinho todo, o filtro solar deve ser usado normalmente nas áreas que estiverem expostas pelas roupas. Esse cuidado evita o câncer de pele, a formação de rugas e manchas e ainda mantém a pele hidratada.
No entanto, se mesmo com todo esse cuidado a sua pele ficar ressecada ou com alguma alteração que esteja incomodando, entre em contato com seu dermatologista de confiança. A correção e tratamento precoces das alterações da pele evitam quadros mais graves e restauram o bem estar e a saúde do maior órgão do corpo humano: a pele.
Com desejos de um inverno bem agradável, com roupas bem quentinhas e um bom café com pão de queijo (somos mineiros, uai!), despeço-me alertando sempre: com pele não se brinca, não é mesmo? Se cuide! Bom inverno!