AALD FAZ ANIVERSÁRIO
A Associação Atlética Lima Duarte (AALD) completa, em 24/07, 83 anos de fundação. Devido à pandemia da Covid 19, as comemorações presenciais não serão realizadas agora. Mas a atual administração, tendo como Presidente Moacyr Virgínio de Andrade, realizou algumas obras e fará inaugurações e homenagens posteriormente.
A Associação Atlética Lima Duarte foi criada em 24 de julho de 1938, com principal objetivo de fomentar a cultura desportiva na região. Seus sócios fundadores foram Joaquim França Americano, Alexandre Peres, José Caldas Pacheco, Felippe Merhy, Jair Oscar de Paula, José de Almeida Pires, Benjamin Bras Carneiro Lopes, Nilo Pereira e Raul Fonseca, que buscavam ampliar a vida cultural da cidade.
Devido à proximidade com outros clubes de futebol e o crescimento do esporte na época, o futebol foi sua primeira atividade esportiva, com diversos amistosos disputados com clubes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Em seu início, foi alugado um terreno para prática esportiva, mas com a intenção da construção de uma praça de esportes. O Estádio próprio foi uma conquista do clube, com sua construção no início dos anos 40. Seu nome advém do sócio-fundador José Caldas Pacheco, que muito fez pelo clube, desde o princípio, lutando para que se estabilizasse como instituição respeitada, mantendo-se na diretoria por muitos anos e ajudando financeiramente, quando necessário.
A história da Associação no futebol vem sendo escrita desde 1938, sendo que o clube participou de diversos campeonatos na gestão atual, tendo destaque para o Campeonato Regional, a Copa Bahamas (categorias de base) e o Campeonato Municipal, do qual foi campeão.
Já a sua sede social foi construída no final dos anos 60, recebendo o nome de um grande Presidente, Antônio Marciano de Paula Filho, que esteve no comando do clube por anos e obteve grandes conquistas esportivas. A galeria foi denominada Vieira Pinto, também em homenagem ao sócio que tanto fez pelo clube.
A diretoria do clube, eleita em dezembro de 2018, é atualmente assim composta: Presidente – Moacyr Virginio de Andrade, Vice-presidente – Lucimar de Oliveira Aquino, Secretária – Hercilia Helena de Almeida Melo, Tesoureiro – Mário Carvalho Delgado Júnior, Presidente do Conselho Deliberativo – Pedro Geraldo Ignácio, Presidente do Conselho Fiscal – Éderson de Almeida Machado, Diretora Social – Marisa Aparecida Dias Souza, Diretor de Patrimônio – Sebastião Batista Porcino de Paiva e Diretor Esportivo – Gladyston de Paula Delgado.
Desde sua posse, a Diretoria tem buscado a atualização do clube como um todo, trazendo-o para o século XXI, fazendo alterações pertinentes em seu Estatuto e criando seu Regimento Interno, de uma forma que caiba no quadro associativo atual. Em suas ações, a diretoria também tem estado à frente do patrocínio de jovens atletas e de algumas obras feitas, sendo estas:
·Reforma da Galeria Vieira Pinto;
·Reforma das lojas 01, 02, 03, 05 e 06;
·Reforma da secretaria do clube;
·Reforma do telhado da tribuna do campo e adição de corrimão;
·Reforma do vestiário 01;
·Pintura do muro do campo;
·Atualização e pintura das homenagens a Waldomiro Delgado (vestiário 01), Cora Pacheco (vestiário 06), João de Paula Silva (vestiário 02) e Sebastião dos Reis (bar do campo).
Estas obras acima mencionadas começaram no meio da pandemia, em abril de 2020, a fim de evitar transtornos aos locatários do clube. Mesmo com o orçamento reduzido em função da quarentena, e da diminuição dos aluguéis em 50%, ambas as obras foram finalizadas em dezembro de 2020. As duas obras tiveram o projeto de inovação da arquiteta Ana Luiza Delgado.
O Presidente Moacyr Virgínio considera como principal dificuldade da administração, ao longo dos anos, é que o clube tem enfrentado um problema quanto a reunir seus sócios. “Principalmente fora das reuniões ordinárias, há um distanciamento, que foi aumentado, infelizmente, pela pandemia”, ressalta.
Moacyr explica que o valor investido nas obras foi o equivalente a toda a receita arrecadada durante a pandemia. O objetivo principal da reforma da galeria e do campo foi a revitalização do espaço, para que alguns danos do tempo fossem sanados. Mas, além do objetivo inicial, conseguiu-se também dar conforto a locatários e clientes do clube, abrindo novamente a secretaria a seus sócios.
A inauguração das obras estava prevista para o fim do ano de 2020, mas foi postergada devido à gravidade da situação mundial. Nos dias atuais, não há previsão para uma inauguração cercada pelos sócios do clube, mas um ato simbólico será feito ao fim da gestão.