LIMADUARTINO DESTACA-SE NOS ESPORTES
O estudante Júnior Philipe tem 16 anos e estuda o ensino médio, junto aos cursos técnicos de Hardware e Robótica. Filho de João Everaldo de Paula e Joana D’ arc de Oliveira, ele morava na Barreira, mas mudou-se para Juiz de Fora e vem se destacando nos estudos e nos esportes. Júnior pratica Judô e Muay-Thai desde mais novo e já conquistou diversas vitórias. Agora vem se dedicando ao downhill, uma espécie de ciclismo, derivada do mountain bike.
Confira sua trajetória nos esportes:
Como começou nos esportes?
Foi através de uma parceria da Escola Municipal Bias Fortes com meu Sansei de judô. Desde então comecei a me apaixonar por esportes, ganhei diversas medalhas no estado de Minas Gerais. Entre as cidades que levei medalhas estão: Lima Duarte, Juiz De Fora, Caxambu, entre outros.
Assim que me mudei para Juiz De Fora acabei me afastando por um tempo, porém, não aguentei. Acabei por comprar uma bicicleta e me apaixonei pelo Freeride, adquiri várias amizades importantes para mim, Com essas amizades, veio mais uma paixão: Muay-Thai. Fiz durante um ano, fiz meu exame de grau e peguei grau vermelho. Logo após encontrei outro esporte, também na área do ciclismo, o DOWNHILL. No meu primeiro campeonato, peguei pódio em 2°lugar. Assim que terminei esse campeonato, começou a pandemia. Porém, como o downhill é um esporte que você consegue praticar sozinho, me dediquei totalmente a ele nessa pandemia. Ultimamente só tenho praticado downhill.
Quais esportes pratica?
Tudo começou no judô, logo após fiz 6 meses de natação. Me mudei para Juiz De Fora e parei por um tempo com os esportes, porém não consigui, comecei no Freehid aí fui para ó Muay-Thai do Mauy eu fui pro downhill é permaneço no downhill.
Tem treinador ou faz por conta própria?
Na parte de artes marciais sempre tive Sansei e Mestre, já na área do downhill, comecei com um amigo e fizemos uma família, sempre um ajudando o outro!
Já competiu e ganhou prêmios? Quais?
No judô ganhei: 5 medalhas de ouro, 2 de prata e 2 de bronze. Já no Muay-Thai, não cheguei a competir, porém fui graduado com o Kruang Vermelho. No downhill, participei da Copa Zona da Mata de Downhill, onde fiquei em 2° lugar.
Tem outras competições marcadas? Quais?
Eu tinha previsto participar de vários campeonatos de downhill, porém, devido à pandemia, tomei consciência e fiquei na minha. Estou esperando a situação melhorar para voltar aos pódios novamente.
Tem apoio de quem?
Sempre tive muito apoio da família, meu pais sempre sentiram orgulho do meu desempenho nos esportes. Quando batia o desânimo ou alguma decepção, sempre me colocaram pra cima, me apoiando e me incentivando.
Como começou no downhill? É difícil?
Foi através de amigos de rua, me chamaram para dar uma volta e fomos até ó AlmiranteBikePark, local onde sempre treinei e pratiquei. Assim que cheguei, me encantei com as rampas e paredões impressionantes. Na hora eu senti uma energia e adrenalina inexplicáveis, me apaixonei e me dediquei totalmente.
No começo não foi muito fácil, o downhill exige uma intimidade grande com a bike. Se você não tem muito costume, vai levar uns tombos “bobinhos”. Mas nada que seja ruim, simplesmente faz parte do aprendizado.
Em quais locais já praticou?
Sempre treinei na pista do Almirante. Porém, sempre há alguns treinos cronometrados em pistas da região, uma delas foi onde participei do campeonato no bairro grama.