PODOLOGIA
A sede da Associação Brasileira Beneficente de Apoio ao Cidadão (ABBAC) em Lima Duarte presta consultas e exames em diversas especialidades médicas. Sendo assim, a cada edição, irá abordar um tema de saúde, consultando especialistas na área.
Nesse mês, entrevistamos a Podóloga Gersilane Santos, que falou sobre os problemas que podem ser prevenidos e tratados através dessa especialidade.
Podologia é a área da saúde que atua nos cuidados dos pés, não só da estética, mas também na prevenção e tratamento de todas patologias que podem acometer os pés e unhas.
Gersilane Santos é Podologa e atende em Lima Duarte há 3 anos e 6 meses.
Confira suas explicações e dicas sobre o assunto:
Quais os principais casos atendidos pela Podologia?
Onicocriptose (unha encravada), calos e calosidades, rachaduras, frieiras (pé de atleta) e verruga plantar (famoso olho de peixe).
Como as pessoas podem evitar esses tipos de problemas?
Com a higiene adequada nós pés, como corte correto das lâminas ungueal (unhas), mantendo sempre bem secos e hidratados e principalmente fazendo uma visita regular à podóloga para um diagnóstico precoce e a prevenção adequada de cada patologia.
Existem doenças mais graves causadas por problemas nos pés/unhas?
Sim, Alguns casos de unha encravada, por exemplo, que pode acarretar uma infecção mais grave, levando à amputação do membro ou até mesmo a óbito, uma vez que não diagnosticado e tratado adequadamente. Principalmente em pacientes diabéticos e com problemas circulatórias.
Como evitar o agravamento de problemas nessa área?
Procurar o podólogo não só para tratar, mas para prevenir e manter em dia todas as orientações dadas pelo profissional da área.
Existe a Podologia Laboral. O que é? Como ela beneficia os trabalhadores e empresários?
Nada mais é que um programa adotado por empresas para auxiliar seus funcionários a cuidar dos pés. Tanto na prevenção quando no tratamento, proporcionando conforto e bem estar para melhor desempenho em suas funções e qualidade de vida para o funcionário, respeitando cada particularidade.
Você atende todas as idades? Qual a faixa etária mais atendida?
Sim, todas as faixas etárias. Mas pacientes entre 13 a 28 anos e acima de 60 são os que mais procuram.
Quais os principais casos de sucessos no tratamento pela Podologia?
Correção das lâminas no geral, desde uma micose a unha encravada. E tratamento dos pés no geral também, desde um ressecamento simples da pele até mesmo casos de rachaduras com sangramento.
Esses casos podem ser evitados com orientação e cuidados de profissionais. Quais?
Cada paciente tem suas particularidades. Os que já apresentam problemas crônicos podem estar sendo orientados pelo podólogo, juntamente com seus médicos rotineiros de controle. Os demais pacientes, pelo podólogo mesmo, seguindo todas as orientações necessárias e específicas para cada paciente.
Como podemos incentivar o tratamento com podólogos?
É preciso entender que os pés são peça fundamental para locomoção do corpo todo. Então, se não há uma “manutenção”, podemos desenvolver diversas patologias, perdendo, assim, a qualidade de vida.
A falta de cuidado com os pés pode desenvolver um desgaste da cartilagem nos joelhos, um problema de coluna e etc…
A Podologia é uma especialidade que vem se desenvolvendo mais nos últimos anos? Porquê?
Cada ano que passa, as pessoas veem a necessidade de cuidar dos pés e das unhas, como se cuida da alimentação e outras coisas no corpo. A podologia, através do conhecimento em fisiologia, patologia, microbiologia e imunologia, tem competência suficiente para tratar e prevenir muitas doenças, oferecendo conforto e segurança para o paciente, independente da faixa etária.
Confira as especialidades atendidas na ABBAC:
– Angiologia e cirurgia vascular
– Alergologista
– Cardiologia
– Dermatologista
– Endocrinologista
-Fisioterapia
– Fonoaudiólogo
– Ginecologista
– Medicina do trabalho
– Neurologista
-Nutricionista
– Oftalmologista
– Psicólogo
– Psicopedagogo
– Psiquiatria
– Ortopedista e Cirurgião
– Otorrinolaringologista
– Urologista
ABBAC Lima Duarte
Rua Alfredo Catão, 233 Centro.
Telefone: 3281-2933