ONDA ROXA

ENTENDA MAIS SOBRE AS NOVAS MEDIDAS RESTRITIVAS DE ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 NO MUNICÍPIO

Na sexta-feira(12), a Prefeitura de Lima Duarte publicou o decreto nº 40/2021 que institui a onda roxa no município. A medida foi adotada por determinação do Governo de Minas Gerais, que definiu em reunião com os municípios que fazem parte da microrregião que a situação na região é de colapso e se fazia necessário medidas mais drásticas de controle e prevenção. O período de onda roxa deve perdurar por apenas 15 dias ou enquanto se fizer necessário as medidas mais severas de distanciamento.
Em Lima Duarte, atividades consideradas não essenciais pelo estado de Minas Gerais foram fechadas, como por exemplo salões de beleza, centro de estéticas, academias, clubes esportivos e outros. O objetivo é evitar a circulação de pessoas nas ruas e assim, diminuir o número de contágios. Os estabelecimentos elencados no Art 2º. do decreto 40/2021 passam a ter seu expediente permitido de segunda a domingo, das 07:00 horas às 20:00 horas.
Ainda na sexta-feira(12), a prefeita Elenice Delgado se reuniu com toda a equipe de fiscalização de Covid-19 e reforçou o pedido para que atuem o máximo possível no enfrentamento ao coronavírus no município. Uma das medidas adotadas para aumentar a fiscalização foi a contratação de mais dois fiscais que irão atuar junto da equipe existente nas abordagens de orientação e barreiras educativas. Foram interditadas as praças públicas, os bancos de praças e o Lago Municipal, na tentativa de esvaziar a rua durante os próximos dias.
Brevemente, nas principais entradas da cidade, estarão acontecendo as barreiras educativas, nas quais profissionais da saúde e da fiscalização estarão orientando os motoristas sobre os cuidados a serem tomados ao entrar no município. A intenção, como já dito, é que toda a população evite ao máximo sair de casa. A prefeita Elenice Delgado pontua que cada cidadão é responsável por cuidar de si e do outro. “Vamos evitar sair de casa, mas se necessário sair, o recomendado é que não se deixe de usar a máscara. Só ela pode nos proteger neste momento tão complicado.”, conclui.Lima Duarte integra consórcio de municípios que estudam compra de vacinas contra Covid-19
Consórcio para compra de Vacinas
No dia 04 de março de 2021, a Prefeita de Lima Duarte, Elenice Delgado, assinou a manifestação de interesse de adesão ao consórcio público para aquisição de vacinas contra a Covid-19. Desde então, Lima Duarte se coloca junto aos municípios que se movimentam na Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Para ratificar o interesse do município em participar da mobilização, foi enviado para a Câmara Municipal de Lima Duarte projeto de lei.
O objetivo é que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) seja efetivamente implementado, não só em nosso município, como em todo território nacional. Se isso não ocorrer, a Prefeitura de Lima Duarte fará de tudo para que a cidade garanta a vacinação para todos os munícipes. Elenice Delgado pontua: “Seguimos acreditando em uma saúde pública, gratuita, de qualidade e que garanta equidade e garantia dos direitos. Viva o SUS!”

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar