VACINAÇÃO PARA COVID 19 – ORIENTAÇÕES
Aloisio Bemvindo de Paula Médico Infectologista e Intensivista
Estamos diante de uma pandemia (doença disseminada em todo o mundo). Poucas regiões ainda não acometidas e mais de 2,2 milhões de mortes ocasionadas pelo vírus SARS-COV-2, o Covid-19 e 103 milhões de pessoas acometidas. Brasil também com milhares de pessoas acometidas, acima de 9 milhões e 224 mil mortes. Muitas de nossas famílias perderam entes queridos.
O principal modo de contágio é através de secreção de vias respiratórias. Quando conversamos de perto com outras pessoas, sem uso de máscaras, tosse, espirros, eliminam minúsculas partículas virais que poderão causar a doença e delas para muitas outras, gerando surtos, epidemias ou Pandemia, como estamos presenciando no momento.
Numerosos centros de pesquisa em todo o mundo estão lutando para a descoberta de medicamentos para neutralizar esse agente infeccioso. No entanto, apesar de muitos medicamentos testados, ainda não obtivemos algum com certeza de controle e eliminação total do vírus. Mas felizmente estão surgindo vacinas, única maneira eficaz, para controle de Pandemias. Vimos no passado eliminação ou controle de várias doenças, somente através de vacinas: varíola, poliomielite, sarampo, coqueluche, caxumba, rubéola, ebola e outras. Estão sendo desenvolvidas várias vacinas com técnicas antigas, vírus inativados ou atenuados, como as vacinas mais antigas e eficazes e também técnicas recentes com utilização de ácidos nucleicos (RNA mensageiro – DNA), adenovírus não replicáveis no organismo humano.
Nosso corpo é dotado de sistema de defesa muito importante. Todo elemento estranho ao organismo é imediatamente reconhecido e através de células e órgãos de defesa passam a produzir anticorpos para eliminação deste elemento, principalmente os glóbulos brancos do sangue. São vários, por exemplo linfócitos, monócitos, neutrófilos, macrófagos e outras células. As vacinas injetam o virus inativado ou componentes estruturais do Covid-19 em nosso corpo e, a seguir, após reconhecimento daquele elemento estranho, surgem os anticorpos para neutralização ou destruição viral.
Inúmeras vacinas estão sendo testadas em vários centros de pesquisa. Já temos algumas com resultados animadores, tanto como indutoras de bons níveis de anticorpos, protegendo contra a doença ou formas mais graves que poderiam ocasionar mortes. Também mostraram bons níveis de segurança com poucos efeitos adversos. Estas vacinas já em usos experimentais, na maioria em duas doses, para que tenhamos níveis de anticorpos mais protetores.
As principais vacinas já em uso são: CORONAVAC/BUTANTAN, PFIZER/BIONTECH, MODERNA, OXFORD/ASTRA-ZENECA, SPUTNIK V. A única programada para dose única, JANSSEM, está em fase final para aprovação dos órgãos reguladores.
Portanto, vamos todos vacinar! ÚNICA maneira para controlarmos esta PANDEMIA.
Quem tomar a vacina não poderá abandonar as medidas de proteção, mesmo porque ainda não sabemos por quanto tempo teremos proteção adequada. Continuem com utilização de máscaras, distanciamento social, lavagem de mãos com sabão ou detergentes, uso de álcool gel. Evitem aglomerações ou reuniões familiares frequentes.
Estão surgindo novas variantes do covid-19 e não sabemos se as vacinas serão tão eficazes como para os vírus existentes atualmente. ENTÃO, TODO CUIDADO É POUCO!
Agradeço a Norminha e ao Jornal e Site LD & Cia., pela oportunidade de comunicar-me com os queridos conterrâneos. Tenho muito orgulho de ser limaduartino. Obrigado.