SANTA CASA ELEGE NOVO CONSELHO
A Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte é uma Associação Civil de direito privado, que é administrada por um Gestor, junto de um Conselho Deliberativo. Eles buscam definir metas, traçar meios de apoio, mostrar resultados e priorizar cada vez mais melhorias na Instituição.
Um novo Conselho Deliberativo foi escolhido nas eleições que aconteceram no dia 28/01/2021, para administrar o Hospital pelo biênio 2021/2022. Confira alguns dos cargos e eleitos:
Provedor: Altair Oliveira Thoni.
Vice provedor: Mário Carvalho Delgado Júnior.
Tesoureiro: José Carlos de Paula Delgado.
Presidente do Conselho: Bernardo Moreira Dias Gomes.
Vice-Presidente do Conselho: Marciel Nogueira de Oliveira.
O Provedor eleito, Altair Oliveira Thoni, é Policial Militar da Reserva há 11 anos. Cidadão Honorário Limaduartino, é casado com Gilcélia e pai de três filhas. A família mora em Lima Duarte há 16 anos.
Thoni é Conselheiro da Santa Casa há 10 anos e já fez parte da Mesa Diretora por dois mandatos, como Tesoureiro. Para ele, o Hospital evoluiu bastante e oferece melhores condições de atendimento e trabalho, apesar de todas as dificuldades enfrentadas. E ressalta que o hospital sobrevive à custa de muitos sacrifícios e doações. O novo Provedor preza muito o lado espiritual de conscientizar os colaboradores da missão nobre de cuidar de pessoas: “Deus planta a gente aonde temos que germinar.”, afirma.
O Provedor Thoni escreveu uma carta sobre sua Eleição para a administração da Santa Casa:
“Olá Limaduartinos e demais usuários dos municípios vizinhos da Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte. No dia 28/01/2021 foi eleita a chapa que compõe o Conselho Deliberativo da Santa Casa e que irá administrar nosso Hospital pelos próximos dois anos, onde figuro como Provedor.
Agradeço a Deus pela oportunidade de trabalho no Bem e a todos que me confiaram esta desafiante missão.
O desafio se torna maior quando vemos que a Santa Casa prosperou nos últimos anos sob a administração da ex Provedora Maiara que, junto com sua equipe e o apoio fundamental dos municípios parceiros, em particular o nosso município, nas pessoas de seus líderes do Poder Executivo, fizeram um brilhante trabalho.
Não possuo qualificação técnica para o cargo, mas estou motivado a me qualificar e dar o meu melhor. O que me fez aceitar tal desafio foi a garantia de apoio dos vários integrantes do Conselho anterior e que continuam no Conselho atual, além de novos integrantes que chegam muito motivados, e, também, a garantia da continuidade de parceria com o Poder Executivo local (principal parceiro do Hospital), na pessoa da prefeita Elenice, que garantiu-me que não faltará o apoio necessário. Esperamos, também, poder contar com o apoio da Câmara Municipal e de toda a população local e vizinha, uma vez que a Santa Casa é um patrimônio de todos nós.
A grande dificuldade em administrar a Santa Casa e qualquer Hospital filantrópico no País é a falta de recursos financeiros, que são sempre menores que o seu custo, e tudo em matéria de Saúde é muito caro. Cabe, então, aos Conselheiros, buscarem esses recursos junto aos parceiros e aos próprios usuários, através de doações e realizações de eventos para levantamento de fundos. Verificamos que, apesar do esforço dos Conselheiros, ainda é muito pequeno o número de pessoas que fazem doação à Santa Casa. Muitos só reconhecem o valor do Hospital quando utilizam os seus serviços. Faço aqui um apelo a toda a população local e vizinha, para que ajudem a Santa Casa e contribuam financeiramente, pois é a única maneira dela continuar existindo.
No ano passado não foi possível realizar eventos para arrecadação de fundos, porém o Executivo local, com aprovação da Câmara Municipal, foi generoso com repasse de subvenções extras. Não sabemos quanto tempo vai durar o distanciamento social que nos impossibilita de fazermos eventos. Assim, precisamos aumentar a arrecadação de outras formas. Espero conseguir sensibilizar àqueles que ainda não contribuem a abraçarem nosso Hospital e a fazerem doações financeiras e/ou de outras formas.
Agradeço em nome do Conselho a todos aqueles que já contribuem há anos com o Hospital, pois existem empresários locais e cidadãos que nos ajudam diuturnamente. Em outras publicações, listaremos estas almas nobres.
Ressalto que nosso Hospital, dentro da Rede de Urgência e Emergência, foi reclassificado da Categoria III, para Categoria IV, uma vez que não estávamos conseguindo atender às exigências necessárias. Assim sendo, tivemos uma diminuição de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) no orçamento mensal. Esclareço que, desde que foi criada tal Rede, não houve reajustes financeiros, porém os custos hospitalares quase triplicaram, sendo impossível atender às exigências. Apesar de reclassificado, o Hospital não teve seu custo reduzido e a diminuição do recurso vai impactar na nossa gestão.
Sei que as dificuldades serão muitas, mas sei também que o apoio Divino não falta aos que trabalham desinteressadamente pela coletividade. Finalizando, concito a todos para que lutemos juntos e que Deus abençoe o nosso esforço.”
_________________
Altair Oliveira Thoni
Provedor 2021/2022