QUEIJO SERRAS DA IBITIPOCA TEM RECONHECIMENTO

O Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA reconheceu a Região Serras da Ibitipoca como região produtora de Queijo Minas Artesanal, através da Portaria 2016, de 26/11/2020, publicada no dia seguinte no Diário Oficial do Estado. À partir de agora, a Região Serras da Ibitipoca torna-se a oitava região produtora de Queijo Minas Artesanal e é composta pelos seguintes municípios: Andrelândia, Arantina, Bias Fortes, Bom Jardim de Minas, Lima Duarte, Olaria, Passa-Vinte, Pedro Teixeira, Rio Preto, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita do Ibitipoca, Santa Rita do Jacutinga, Santana do Garambéu, Seritinga e Serranos.
Para Maria Elisa de Almeida, Presidente da APROQ – Associação dos Produtores de Queijo Minas Artesanal da Região Serras da Ibitipoca, a Portaria 2016/2020, vai estimular os produtores a regularizar suas queijarias e produzir cada vez mais o Queijo Minas Artesanal, que já está regulamentado. Os demais queijos artesanais produzidos ainda dependem de regulamentação, porque a Lei do Queijo Artesanal (Lei 23.157/2018) está sendo regulamentada ponto a ponto.
Maria Elisa, que é advogada e produtora de queijos no Sítio Primavera, no Pão de Angu, Lima Duarte – MG, explica que, para se chegar ao reconhecimento, passa-se por diversas etapas. As regiões e os municípios que as compõem são identificados por manifestação de organizações representativas ou grupo expressivo de produtores à EMATER ou EPAMIG, que realizam estudos e pesquisas que comprovem, através de caracterização da região, sua tradição histórica e cultural na atividade queijeira. Todos os documentos e provas são enviados ao IMA, que analisa a solicitação e publica a Portaria. No caso da Região Serras da Ibitipoca, a Portaria 2016/2020 revoga a anterior. A Região Serras da Ibitipoca foi criada em julho de 2018, pela Portaria IMA1834/18 e é composta por 15 municípios, mas com a classificação de Produtora de Queijo Artesanal Serras da Ibitipoca, razão pela qual solicitaram a retificação.
A APROQ – Associação dos Produtores de Queijo Minas Artesanal da Região Serras da Ibitipoca foi criada em dezembro de 2019 e conta hoje com cerca de 25 associados, com representantes em quase todos os 15 municípios que compõem a região. “Esperamos que agora mais produtores venham se unir a nós!”, enfatiza Maria Elisa. Ela explica que, agora, o produtor, atendendo às exigências do Decreto 9918/2019, que trata do Selo Arte, poderá vender seu Queijo Minas Artesanal no Município, no Estado e em todo país. Muitos já estão em atividade, produzindo o QMA, mas em pouco volume, aproximadamente 100 quilos/mês, por queijaria, visando o consumo próprio, vizinhos e visitantes. “Agora podem vender seus queijos com orgulho, seguindo as regras da legislação.”
Para Maria Elisa, com o reconhecimento, a região vai aumentar a produção de QMA, o que será muito importante, principalmente para os pequenos produtores! “Queremos todos os apreciadores de um bom queijo, principalmente os turistas que visitam esta linda região, e para isso o comércio local será fundamental.”, salienta.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar