LEGISLATIVO – 2021

A Câmara Municipal de Lima Duarte será reformulada à partir de 01 de janeiro de 2.021. Dos 11 vereadores atuais, três foram reeleitos: Fábio da Roçadeira, Dó de Ibitipoca e Zezé do Genésio. Dois ex-vereadores retornam ao Legislativo: Tadeu Tavares de Matos e Ronaldo Leiteiro. E as outras seis cadeiras serão ocupadas por candidatos eleitos pela primeira vez para o cargo de Vereador: Bia Silva, Tiago, Josimar, Edinho, Guilhermando e Buiu o Peixe. Eles irão compor o Legislativo Municipal pelos próximos quatro anos.
Veja os vereadores eleitos:
Fabio da Roçadeira (PMN) – 507 votos
Dó de Ibitipoca (PT) – 454 votos
Guilhermando (PT) – 445 votos
Josimar Campos (PMN) – 427 votos
Zezé do Genésio (PP) – 299 votos
Ronaldo Leiteiro (PT) – 264 votos
Professor Thiago (PSB) – 256 votos
Buiu O Peixe (PMN) – 250 votos
Bia Silva (PP) – 237 votos
Edinho (PSB) – 222 votos
Tadeu Tavares (PSDB) – 221 votos
Convidamos todos os vereadores eleitos para se apresentar e expor um pouco de suas idéias para Lima Duarte. Confira:


Nome: Edson Lima Campos
Idade: 49 anos
Profissão: Eletricitário
Escolaridade: Ensino Médio Completo (Técnico)
Bairro: Centro
Porque decidiu ser candidato a vereador?
Falar sobre política tem sido algo muito comum entre as famílias e, por vezes, as discussões, divergências ou entendimentos contrários, fazem com que nos aprofundemos no assunto. Vejo na Política uma oportunidade enorme para trabalhar ações que promovam o bem comum. Após muitas conversas, o apoio da família, a experiência profissional de longos anos, entendi que este seria o momento de participar efetivamente da política municipal, com o objetivo de colaborar para uma Lima Duarte cada vez melhor para se viver, trabalhar e divertir.
Em quais setores pretende atuar mais?
Buscarei apoiar todas as áreas do município, com destaque para Pecuária e Agricultura, procurando junto, ao Executivo, um plano de conservação de estradas rurais e apoio à agricultura familiar. Na área da Educação, Saúde e do Esporte, apoiarei sempre nossos jovens, famílias e a melhor idade.
Quais serão suas primeiras ações e projetos?
Conforme colocado em minhas propostas, o principal objetivo é trabalhar por uma política justa, transparente e que atenda o bem comum.
Sabemos da importância de alinharmos junto com Executivo e construírmos uma cidade cada vez melhor. Vivemos um momento em que a preservação da vida é o mais importante, ou seja, temos que incentivar e proporcionar ações para a área da Saúde. O Coronavírus é um de nossos maiores obstáculos neste momento.
Estando todos assistidos e atendidos dentro dos critérios previstos pelas normas e orientações do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, precisaremos dar sequência à nossa rotina e assim, paralelamente, apresentarei propostas em dois segmentos nestes primeiros atos de legislatura:
Apoiarei de forma prioritária ações para incentivo a nossos produtores rurais e a agricultura familiar.
Também tenho um projeto a ser apresentado aos demais colegas do Legislativo para incentivarmos os nossos estudantes. A educação básica de Lima Duarte tem consecutivamente obtido sucesso e destaque no cenário nacional. Temos um potencial enorme em nossa cidade. Pensando nisto, farei proposta de apoio aos nossos estudantes da formação técnica e superior. Precisamos auxiliá-los, com ajuda de custo do transporte de deslocamento até suas entidades educacionais.
Aproveitando a oportunidade e agora como Candidato Eleito, venho agradecer os 222 eleitores que confiaram na minha pessoa e nas minhas propostas. Também agradeço a todas (os) que não votaram em mim, fazendo as suas escolhas em outros candidatos (as) eleitos ou não, mas que contribuíram e ficaram na expectativa por este resultado. De forma especial, agradeço aos amigos (as) que, espontaneamente, me apoiaram e ajudaram durante a campanha.
A Câmara Municipal estará sempre de portas abertas para recebê-las (os). “Esta Casa será sempre a Casa do Povo”.

Nome: Fabio Junior da Silva
Bairro: Batatal
Escolaridade: Ensino Médio Completo
Profissão: Funcionário público
Idade: 39 anos
Porque decidiu ser candidato a vereador?
Por acreditar que neste momento seria necessário ter uma renovação de lideranças.
Em quais setores pretende atuar mais? Social.
Melhoria na areia de trânsito e Desevolvimento.

Nome: Ronaldo Alves Rodrigues
Idade: 48 anos
Profissão: Produtor Rural
Escolaridade: 5° série
Bairro: Poço da Pedra
Por que decidiu ser candidato a vereador?
Estou na política desde o ano 2000. Já exerci 2 mandatos como Vereador (2001 a 2004 e 2013 a 2016), mas concorri em todas as eleições após 2000.
Acredito que posso trabalhar na Câmara em defesa dos interesses da população, em especial do produtor rural.
Pretendo ajudar a mudar nossa situação municipal, que está muito ruim.
Em quais setores pretende atuar mais?
Pretendo trabalhar em todos os setores, pois fui eleito para lutar pelo bem dos cidadãos, defendendo todos os seus interesses.
Quais serão suas primeiras ações e projetos?
Pretendo apresentar uma proposta de cobrança de entrada em eventos no Parque de Exposições, somente para visitantes. Dessa forma, em exposições e outras festas, vamos receber turistas pagantes e o limaduartino, que já trabalha e paga impostos aqui, entrará de graça.
Assim iremos incentivar os jovens a tirar o título aqui e teremos verba de visitantes para incrementar nossas festas.
Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que votaram em mim, demonstrando confiança em meu trabalho e ideias para o município.
Quero também desejar a todos um Feliz Natal e um 2.021 com saúde e paz!

Nome: Josimar Oliveira Campos (Josimar Campos)
Idade: 28 anos (11/08/1992)
Profissão: Gestor Público
Escolaridade: Superior Completo
Bairro: São Francisco
Porque decidiu ser candidato a vereador?
Eu sempre acreditei que a política é uma importante ferramenta capaz de promover transformações importantes na sociedade e na vida das pessoas. Nessa perspectiva, o propósito da minha candidatura ao cargo de vereador é o de fazer o cidadão limaduartino se sentir representado na Câmara Municipal. Para isso, eu estou buscando me capacitar cada vez mais, pois acredito que, para que o cidadão tenha maiores oportunidades e maior protagonismo, as políticas públicas precisam ser elaboradas baseadas em evidências.
Em quais setores pretende atuar mais?
As pautas que eu considero ser essenciais e os setores em que eu pretendo atuar mais em meu mandato como vereador em Lima Duarte, são: saúde, educação, desenvolvimento econômico, inovação, sustentabilidade e proteção da família.
Quais serão suas primeiras ações e projetos?
Já no primeiro trimestre de 2021 eu quero trabalhar na implementação de um aplicativo que permitirá ao cidadão acompanhar as pautas em tramitação na Câmara Municipal, marcar reuniões com o vereador e informar demandas de sua rua ou bairro. Além disso, no primeiro semestre de 2021 quero iniciar um projeto chamado “Gabinete itinerante”, onde eu quero visitar os bairros e comunidades, sobretudo na zona rural, para me reunir com os presidentes de associações e moradores, com o fim de dar transparência das ações do mandato e conhecer de perto as demandas de cada região.

Nome: Donizete Martins de Aguiar
Idade: 47 anos
Profissão: padeiro
Escolaridade: 4° ano
Bairro: Conceição de Ibitipoca
Porque decidiu ser candidato a vereador?
Decidi ser Vereador porque tenho condição de ajudar o Município.
Em quais setores pretende atuar mais?
Saneamento básico.
Quais serão suas primeiras ações e projetos?
Tentar trazer uma empresa para Lima Duarte para gerar mais empregos.

Nome: Fabiana da Silva Souza (Bia Silva)
Idade: 41 anos
Profissão: Coordenadora Administrativa
Escolaridade: Superior completo
Bairro: Poço da Pedra

Por que decidiu ser candidata a Vereadora?
Por Amor a minha cidade. Sempre desejei atuar na Política Municipal, sendo uma representante do POVO, fazendo a intermediação entre a população e a Câmara Municipal. O fato de ser mulher me traz a percepção de que uma política sem mulheres não pode ser democrática. Porém, no que tange à representatividade das mulheres na política, ainda se encontra muito distante do desejado, mais resgatamos NOSSA participação. Sempre quis uma nova política, sem perseguição pessoal e partidária o que infelizmente vejo acontecer desde criança. O importante é termos autoridades que se preocupam com o Ser Humano. Como cidadã, sempre contribuí com a construção de uma cidade mais justa, humana e vejo que, através da política, posso buscar benefícios para as cidadãos limaduartinos (as).
Em quais setores pretende atuar mais?
Como trabalho diariamente com as áreas da Assistência Social e Saúde, conheço também demandas da Educação, voltada principalmente para a pessoa com deficiência. Vou priorizar esses setores, que terei um grande empenho em trabalhar por melhorias, combatendo as desigualdades sociais em busca de igualdade de direitos para TODOS. Ressalvo que vou conhecer as demandas de todos os setores, buscando a efetividade nos serviços para nossa população. O apoio e fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil (entidades, associações, “incluindo a causa animal”), devem ser prioritários nessa nova gestão.
Quais serão suas primeiras ações e projetos?
Propor uma carga horária semanal para que cada vereador (a) possa atender a população na Câmara Municipal.
Reunir com os responsáveis legais das Organizações da Sociedade Civil do terceiro setor e lideranças comunitárias da zona rural e urbana para conhecer suas demandas.
Minhas primeiras ações são de interação, têm o objetivo de fazer um mandato coletivo em que as pessoas trabalhem junto com a gente. Nesse atual momento de Pandemia, a internet será muito utilizada, vou propor a transmissão ao vivo das reuniões pela rede social. São possibilidades para que os cidadãos participem efetivamente e ajudem a construir as decisões do mandato.
Agradeço primeiramente a Deus pela oportunidade de viver esse momento, familiares e meus amigos (as) eleitores, por todo apoio e reconhecimento durante minha campanha.
Aproveito a oportunidade para desejar a todos BOAS FESTAS, que tenhamos um Ano Novo Próspero, repleto de grandes realizações.

Nome: Thiago Júnior da Silva
Idade: 32 anos
Profissão: Professor e Administrador
Escolaridade: Pós-Graduação
Bairro: Cruzeiro
Por que decidiu ser candidato a vereador?
Não estou satisfeito com os rumos que nossa cidade vêm tomando. Acredito que posso contribuir para o desenvolvimento de nosso município.
Em quais setores pretende atuar mais?
Pretendo, com a ajuda dos demais parlamentares e o executivo, atuar fortemente na educação, economia, cultura e pela valorização dos servidores. Obviamente que vamos tentar equilibrar ao máximo, para que todas as áreas sejam valorizadas, com destaque para a zona rural.
Quais serão suas primeiras ações e projetos?
Pretendo tentar implantar as propostas desenvolvidas ao longo da campanha. Serei transparente e o cidadão vai acompanhar tudo o que acontecerá no meu mandato, que será feito com a participação popular. Primeiramente quero analisar junto à Secretaria de Educação a viabilidade da presença de psicólogos nas escolas do município, ao menos semanalmente, e também, pensarmos numa transparência maior dos serviços ofertados pela prefeitura. Aos poucos e com muito trabalho, mudaremos a história de Lima Duarte.

Nome: Guilhermando Andrade
Idade: 22 anos
Profissão: Formado em Segurança do Trabalho
Escolaridade: Estudante de Pedagogia (UFJF)
Bairro: Poço da Pedra
Porque decidiu ser candidato a vereador?
Através da observação, percebi que faltava representatividade no campo político na cidade. Não havia um vereador de pele preta. Representante do trabalhador, filho de trabalhadores. E jovem. Foram poucos vereadores jovens ao longo do processo. Percebi que havia algo errado porque raça, classe social e gênero são critérios essenciais para pensarmos numa política de transformação e ressignificação. A partir daí passei a planejar o processo de candidatura, desde os meus 18 anos. Um processo de construção árduo, mas que felizmente conseguimos atingir a vitória.
Em quais setores pretende atuar mais?
Acho que o campo de atuação dos vereadores (e será o meu) se dá a partir do todo. Todos temos alguns espaços de maior afinidade. Eu acredito muito em valorização cultural. Infelizmente a nossa cidade não tem um olhar tão sensível e crítico para as manifestações culturais. Hoje tem jovens construindo um conteúdo de qualidade, mas falta o incentivo, o olhar do poder público. Por outro lado, precisamos pensar numa qualificação profissional, hoje não temos transporte gratuito para jovens que estudam em Juiz de Fora, não temos projeto social que tire as crianças e jovens da rua e possibilite boas perspectivas. O direito à educação é um direito de todos e garantir esse acesso é uma responsabilidade do poder público. Essa pauta é constantemente lembrada por estudantes, pais e mães de família. Garantir esse subsídio é fomentar as oportunidades e é uma luta que merece empenho. Isso tudo é muito importante. Precisamos pensar nessas questões que são urgentes. E o Poder Público precisa atuar nisso. Com valorização da cultural, roda de conversa nas periferias, em bairros de vulnerabilidade, diálogo direto na juventude. Vereador não pode visitar as pessoas apenas de 4 em 4 anos. Ele precisa estar presente constantemente.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar