DERMATOLOGISTA

A sede da Associação Brasileira Beneficente de Apoio ao Cidadão (ABBAC) em Lima Duarte presta consultas e exames em diversas especialidades médicas. Sendo assim, a cada edição, irá abordar um tema de saúde, consultando especialistas na área. Nesse mês, entrevistamos a dermatologista Martha Amaral, que falou sobre os problemas que podem ser prevenidos e tratados através dessa especialidade. Confira:
Nome: Martha Gontijo Siqueira Alves Amaral
Formação: Faculdade de Medicina de Barbacena. Pós graduação em Dermatologia na Faculdade de Ciências Médicas e de Saúde de Juiz de Fora.
Há quanto tempo atende em Lima Duarte? Desde a fundação da ABBAC, há 10 anos.
Quais os principais casos atendidos pela Dermatologia? Acne, Melasma (manchas na face), dermatites e queda de cabelos.
Você atende todas as idades? Qual a faixa etária mais atendida? Atendo todas as idades, sendo mais frequente, entre 30 a 50 anos.
Como as pessoas podem evitar problemas mais graves na pele? Evitar tratamentos caseiros ou soluções milagrosas vindas de “amigos” e procurar sempre um dermatologista quando sintomas na pele, cabelos ou unhas.
Existem doenças mais graves causadas por problemas dermatológicos? Quais? Existem várias doenças que podem acometer sistemicamente o paciente, entre elas, Melanoma, outros tipos de câncer de pele, como Carcinoma espinocelular e Basocelular.
Como evitar o agravamento de problemas nessa área? Ao surgir qualquer sinal, como ferida que não cicatriza, lesões que surgem ou modificam rapidamente, procurar o médico especialista imediatamente.
As crianças, em geral, tem muitos problemas de pele? Quais? Como são tratados? Sim, as crianças tem vários problemas de pele, como dermatites que podem ser causadas por ressecamento da pele (dermatite atópica), irritações em área de fraldas, molusco contagioso e verrugas virais. Após o diagnóstico, o tratamento é individualizado e de acordo com a patologia do paciente.
Os adolescentes e jovens, na maioria das vezes, enfrentam problemas com acnes e espinhas. Porque é tão comum nessa faixa etária? Como tratar da melhor forma para evitar a continuidade e manchas permanentes?
A acne ocorre devido ao aumento da secreção sebácea, obstrução dos poros, proliferação bacteriana e inflamação. Ela pode ser indicativa de alguma alteração hormonal, que é comum nessa faixa etária. Durante o tratamento, ao médico cabe a compreensão, carinho e empatia para com o seu paciente. O paciente por sua vez, deve ser cooperativo. Deve-se estar ciente e compreender que esta doença é causada por alteração dos hormônios, a qual faz parte do processo normal de amadurecimento. Não existe fórmula milagrosa. O que se busca é controlar os efeitos da acne e minimizar as cicatrizes.
Muitas pessoas enfrentam problemas como alergias na pele, queda de cabelo e doenças de pele de fundo emocional. Porque a pele é tão afetada? Como prevenir? Como tratar? O estresse não é apenas um problema emocional. É um mecanismo fisiológico, uma defesa natural do organismo, aonde há liberação de mediadores químicos. Ocorre excesso de cortisol (um dos hormônios ligados ao estresse) e aumento de radicais livres, sendo capaz de afetar o sistema imunológico e provocar ou agravar uma série de doenças na pele, entre outros órgãos.
Falando de cabelos, qualquer desequilíbrio emocional pode atrapalhar o ciclo de vida dos folículos pilosos, antecipando o estágio de queda. O problema mais comum é o de Eflúvio Telógeno, que é a perda difusa dos cabelos que está relacionada ao estresse. Nesse caso, é comum que caia uma grande quantidade de fios, deixando algumas falhas no couro cabeludo. Entretanto esse problema pode ser revertido, desde que a causa seja tratada ou eliminada.
As doenças de pele mais comuns, e que podem piorar ou surgir devido ao estresse são: dermatite atópica, psoríase, urticárias, vitiligo, rugas. A prevenção é identificar a causa do estresse, e, se possível, se afastar dela. Se não for possível, é necessário buscar uma forma de lidar com a situação. Medidas que ajudam a melhorar os sintomas são ter uma boa noite de sono, praticar atividades físicas e investir o tempo em coisas que dão prazer. Muito importante é não se automedicar e sempre procurar ajuda especializada.
Os casos de câncer de pele muitas vezes apontam o sol como o maior vilão. Isso é verdade? Quais cuidados devemos tomar com o sol, durante toda a vida? Quais as outras prováveis causas do câncer de pele? O câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos, e a maioria dos casos está associada à exposição excessiva ao sol. O efeito do Sol é cumulativo, por isso é extremamente importante respeitar os horários para se expor ao sol (antes das 10 e após as 15 hs). Sempre usar protetor solar adequadamente e roupas que cubram boa parte do corpo. Além da exposição solar, pacientes com peles mais claras tem maior predisposição ao surgimento dessas lesões
Com a proximidade do verão, muitas pessoas procuram orientações para a escolha do filtro solar. Como escolher o mais adequado a seu tipo de pele? O filtro adequado é aquele que combina com a pele do paciente. Varia de acordo com o grau de oleosidade, a idade do paciente, se o paciente tem determinada patologia….O filtro deve ser de amplo espectro (proteção tanto para UVA quanto UVB).
Quais outros problemas são comuns com a pele e cabelos? Como evitá-los? Como tratá-los?
Além das citadas anteriormente, outras doenças comuns de pele são, pitiríase versicolor (“pano branco”), onicomicose (unhas), alopecia androgenetica (cabelos), ceratose actinica e melanose solar. Para evitar a ceratose actinica, que são lesões pré-cancerígenas, e a melanose solar (manchas escuras nos braços, mãos), o uso de filtro solar é imprescindivel. O paciente deve evitar exposição direta solar. Manter cabelos e unhas sempre secos para evitar problemas dermatológicos.
Após o diagnóstico da maioria das doenças, como é feito o tratamento? Geralmente o tratamento deve ter a participação do paciente, usando as medicações prescritas durante a consulta médica. O tratamento é individualizado, dependendo da patologia e adesão do paciente
Como podemos incentivar as pessoas a ter cuidados para prevenção de doenças de pele?A informação e educação em saúde é a principal forma de prevenção. No mês de dezembro é promovido o Dezembro Laranja, aonde são realizadas diferentes ações em parceria com Instituições púbicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e a procurar um médico dermatologista para diagnóstico e tratamento. O câncer de pele é o tipo de doença mais incidente no Brasil. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chance de cura.
Existem atualmente muitos métodos e alternativas para cuidar da pele e até mudar aspectos que não nos agradam. Quais são os mais modernos? Quais os principais riscos desses métodos? Quem pode/deve fazer e a quem não é indicado? Hoje existem diversos tratamentos, entre eles preenchimento com ácido hialurônico, toxina botulínica, laser, bioestimuladores de colágeno, além de dermocosméticos com tecnologia cada vez mais avançada. Esses procedimentos são indicados para qualquer pessoa que deseje retardar os sinais do tempo. É preciso buscar um médico especializado para que ele avalie o quadro e indique o tratamento mais adequado. Qualquer procedimento, mesmo que minimamente invasivo, não está isento de possíveis complicações, como inchaço, infecção, presença de nódulos, dor, além de complicações mais graves. Para evitá-las, procure sempre um médico capacitado.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar