HORA DA CHAMADA:

A REINVENÇÃO DA ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA

No final de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubel, na República Popular da China, tratando-se de um tipo de coronavírus ainda não identificado, anteriormente, em seres humanos. Este novo coronavírus recebeu o nome de SARS-COV-2, responsável por causar a doença COVID-19.
No dia 30 de janeiro de 2020, a OMS declarou que o surto da doença acusada pela COVID-19 tratava-se de uma emergência de saúde pública de importância internacional. Esta classificação é aplicada a eventos extraordinários que podem se constituir em risco de saúde pública para outros países, o que exige uma resposta internacional coordenada e imediata. Consequentemente, no dia 11 de março de 2020, a OMS emitiu a declaração da pandemia do coronavírus.
A partir desse posicionamento, as autoridades sanitárias e governamentais do Brasil tomaram medidas para enfrentamento à COVID-19. No caso das instituições de ensino, o distanciamento social foi a decisão premente mais importante adotada para evitar aglomerações e o rápido contágio do vírus entre estudantes, servidores, colaboradores, familiares e sociedade em geral, de forma a priorizar a vida de todos.
Muitas incertezas permanecem diante deste cenário.
A Escola Balão Azul, iniciou o ensino remoto logo após a obrigatoriedade do isolamento social. Iniciando uma trajetória de desbravamentos tecnológicos embasados na adaptação de nossos alunos e familiares. No nosso contexto, priorizamos os objetivos de aprendizagens essenciais em cada modalidade de ensino, utilizando estratégias de integração da carga horária em diferentes modalidades de ferramentas, respeitando a acessibilidade de comunicação tecnológica e adaptação de nossos alunos. Portanto, os procedimentos sempre estiveram e estão em diálogo com a comunidade escolar, para melhor atender as necessidades de cada etapa escolar.
Nossos componentes curriculares são desenvolvidos pela Ed. Conquista onde reconhece o aluno e a aluna como protagonistas de suas ações e seus conhecimentos. O sistema usa as últimas tendências educacionais para uma aprendizagem participativa e integral. Adotamos ferramentas nos quais está sendo possível dar continuidade aos objetivos de aprendizagem como: interações virtuais síncronas que são realizadas como acesso simultâneo às tecnologias digitais, propiciando que os alunos estejam conectados em tempo real (webconferências, vídeo conferência etc), e assíncronas, que não requerem simultaneidade no processo de interação entre os participantes, permitindo maior flexibilidade temporal e espacial (vídeo aulas gravadas, fóruns virtuais etc).
Venha você também fazer parte da Família Balão Azul!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar