Empresa de limaduartinos é vendida a multinacional tailandesa
A empresa AG Resinas Ltda., dos irmãos limaduartinos Adriana e Anderson Guimarães, foi vendida à Indorama Ventures Polímeros S.A., subsidiária da multinacional tailandesa Indorama Ventures Public Company Limited.
O contrato foi assinado entre as partes em São Paulo (SP), essa semana. A aquisição concede à Indorama 100% do capital da AG Resinas. O valor de mercado da empresa antes da venda era de R$ 70 milhões. Em razão de termos contratuais de confidencialidade, o valor da transação não foi revelado.
A empresa AG Resinas é um braço de reciclagens de garrafas PET do Grupo AG, formado também pela AG Plast e o Expresso AG, que seguem sob o controle do Grupo. A AG Resinas está localizada no Distrito Industrial de Juiz de Fora – MG e tem capacidade de reciclagem de, aproximadamente, nove mil toneladas de material reciclável por ano. A empresa brasileira compra, de catadores e cooperativas de recicláveis, o material de embalagens já utilizado pelo mercado, recicla e coloca no maquinário. O resultado é a resina reciclada, que pode ser utilizada novamente em garrafas e outros produtos, com certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como grau alimentício. A resina pode, inclusive, ser utilizada em alimentos, o que é um grande diferencial no mercado.
As negociações entre as empresas começaram em agosto de 2019. De acordo com diretores do Grupo AG, a AG Resinas chamou a atenção da multinacional em razão da produção da produção de resina reciclável conhecida, tecnicamente, como PET-PCR, que tem muito apelo sustentável. A Indorama já trabalha com a resina virgem e a empresa produz a resina reciclada. Outro ponto de interesse da empresa tailandesa é que Juiz de Fora é um ponto muito estratégico, por estar próximo ao eixo Rio de Janeiro-Belo Horizonte.
A Indorama Ventures Public Company Limited é a maior produtora mundial de PET 100% reciclável. A empresa possui cerca de 24 mil funcionários em todo o mundo, com receita consolidada, em 2019, de US$ 11,4 bilhões.
Embora o sócio Anderson Cardoso Guimarães deva continuar na diretoria da AG Resinas por mais um ano, a multinacional tailandesa já assumiu a operacionalização da unidade juiz-forana, conhecida, agora, como Indorama Ventures Soluções Sustentáveis Brasil Ltda.