Studio Pilates completa 10 anos

    por Norma Baumgratz

 

No último mês de abril, o Studio Pilates comemorou 10 anos de funcionamento. A Equipe do Studio programou uma série de atividades e eventos para comemoração de tão importante data. Mas, devido à pandemia do Coronavirus, a programação especial foi adiada, devendo ser realizada posteriormente.

Através da divulgação no Jornal e Site LD & Cia., iremos passar um pouco da história desse importante e pioneiro estúdio de Pilates de Lima Duarte. Confira:

O Studio Pilates foi criado em 2010, pela fisioterapeuta Giovana Márcia da Cunha Paula. A primeira aula experimental em Lima Duarte foi realizada em 05/04/10. O objetivo inicial foi de trazer para a cidade um outro conceito de atividade física. Além de oferecer a oportunidade de praticar exercícios físicos de forma direcionada, que, ao mesmo tempo, reeducasse a postura, promovendo a saúde e qualidade de vida.
Giovana é graduada em Fisioterapia pela UFJF há 20 anos. Fez o curso de Certificação em Pilates no JF Pilates Studio Andréa Melo, em 2009.
Ela conta que foi pioneira na cidade e, ao longo destes 10 anos, compartilhou experiências com outros instrutores: Carole Del Monte, Vanessa Queles, Patrícia de Souza, Grazielle de Paula, Rodrigo de Oliveira, Julianny Almeida e Paula Fernanda.
Hoje a equipe do Viver Pilates é composta pelas fisioterapeutas Giovana Cunha e Paula Fernanda. Elas se reúnem quinzenalmente para discussão de casos e troca de experiências.
O público atual do Studio Pilates é, em sua maioria, idosos. Apesar dos homens ainda serem minoria no Pilates, têm também uma turma exclusiva masculina (por coincidência e não exigência). Já tiveram cinco grávidas, têm uma criança de 8 anos e poucos jovens. Uma curiosidade é dos casais, que optam por praticar as atividades de Pilates juntos. O Studio conta com vários casais praticantes.

Em 2018, por ocasião da venda da Academia Saúde e Movimento, o Studio passou a chamar-se Viver Pilates.

Atualmente o Viver Pilates localiza-se na Rua Geraldo Magela, 55, em uma sala anexa à Saúde e Movimento. Consta de uma ampla e arejada sala, com todos os equipamentos criados pelo idealizador do Método.

 

Entre diversos pacientes, alguns estão desde o início do Studio Pilates, como Tarcila Baumgratz e D. Mariza de Paula, que deram depoimentos:

“Sou da primeira turma da “Academia Saúde e Movimento” e uma das mais idosas, senão a mais. Me encantei com o método do Pilates quando sentí necessidade de me movimentar mais, já que gosto muito das tarefas que posso fazer sentada.

Pilates, pra quem não conhece, é uma ginástica mais tranquila onde temos diversos aparelhos para nos ajudar. E os benefícios são os mesmos ou talvez maiores que na Ginástica tradicional, pois, além dos exercícios aprendemos a respirar também.

Para mim, foi excelente, pois detestava  as aulas de ginástica, e  com o Pilates, não fico esbaforida e nem molhada de suor.

Como estou e sou idosa, tenho de me cuidar da melhor forma que posso: “Fazer Pilates” faz bem ao corpo e à mente, porque as aulas são em alto astral e saímos bem melhores do que entramos.

Agradeço à Giovana por ter se lembrado de mim para esse depoimento e também à Paula e a todos que mantém o espaço para nos exercitarmos.

Parabéns para Academia pelos 10 anos de bons serviços prestados à nossa cidade.”

 

Mariza de Paula

 “A prática de Pilates, há 10 anos, transformou minha vida!

Os exercícios, sem impacto, trouxeram benefícios como aumento da disposição física, melhor postura, diminuição das dores musculares, maior flexibilidade e conquista do equilíbrio corporal, além de relaxamento e agradável socialização.

Não posso deixar de registrar a dedicação da Professora Giovana, em orientar o método adequado.”

 

Tarcila Baumgratz

A Fisioterapeuta Giovana explica que o Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa, com qualquer limitação, desde que seja o aluno/paciente bem avaliado para receber o melhor e desfrutar o que tem de bom da técnica.

Sem contra indicações, o Pilates é indicado para correção da postura, como atividade física, como método de reabilitação em várias patologias da coluna (hérnias discais, desvios posturais), fibromialgia, osteoporose, doenças neurológicas, para gestantes. Também é indicado para atletas de várias modalidades, tanto como preventivo de lesões como para reabilitar pós lesão.

Giovana destaca diversos benefícios do Pilates: condicionamento físico, melhora da consciência corporal e postural, tonificação e fortalecimento muscular, alongamento e melhora da mobilidade articular, alívio da dor, de tensão e de stress.
Ela procura manter-se sempre atualizada com o Método e, para isso, participa de cursos de aperfeiçoamento e atualização, além de encontros nacionais na área.

A equipe procura, também, estreitar os laços com os pacientes, realizando dias de convivência e confraternizações.

“Ao longo desses dez anos, foi muito experiência acumulada, muitas amizades construídas, muitos laços estreitados. Além, principalmente, dos benefícios oferecidos aos nossos pacientes. Tenho muito orgulho do pioneirismo em Lima Duarte e temos muito a comemorar!”, ressalta Giovana.

Sua Colega de trabalho, Paula Fernanda da Silva, fala um pouco do método e da experiência de trabalho no Studio:

“Eu sou Paula Fernanda da Silva, fisioterapeuta, pós graduada em fisioterapia respiratória, tendo realizado vários cursos de aperfeiçoamento na área de Pilates.

Devido a minha afinidade com o método,  tenho uma grande satisfação profissional pelos resultados alcançados pelos nossos alunos de forma individual, ou seja, dentro das suas necessidades.

A técnica é composta de exercícios que trabalham o corpo com alongamentos, fortalecimentos, mobilidade das articulações, além do desempenho cardiorespiratório e o equilíbrio emocional, tendo em vista ser  uma atividade que libera endorfina,  hormônio responsável pelo bem estar e prazer, aliviando as tensões, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Agradeço a oportunidade de poder desempenhar esse trabalho gratificante, que me foi dada pelo Studio Viver Pilates, que comemora 10 anos de existência!

E não poderia deixar de agradecer também aos nossos alunos, pela confiança em nosso trabalho!”

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar