Grupo quer fortalecer saúde local para combater Covid-19
Está sendo compartilhada nas redes sociais uma Vakinha Virtual para aquisição e montagem de mais dois leitos de estabilização na Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte. O Hospital hoje tem dois leitos de urgência e emergência e ganhou, de um empresário, o aluguel de mais dois respiradores, por três meses.
Pelo fluxo da Secretaria Estadual de Saúde de MG divulgado recentemente, a Santa Casa é o hospital que irá atender a microrregião composta por: Lima Duarte, Olaria, Pedro Teixeira e Bias Fortes, em casos menos graves, durante o período da Covid 19. A entidade filantrópica atende pacientes, com o apoio de verbas públicas e doações.
A Vakinha Virtual é uma proposta da União Território Ibitipoca, um movimento voluntário da sociedade civil da microrregião de Lima Duarte, que une lideranças das comunidades, voluntários, empresários, poder público, organizações não governamentais e empreendedores sociais.
O principal objetivo do Movimento agora é melhorar a estrutura de saúde, que receberá pacientes do Covid – 19 e fortalecer ações de prevenção do contágio. Eles entendem que é preciso ampliar a estrutura de saúde da microrregião de Lima Duarte para que, no pico de Covid 19, não aumente o fluxo para Juiz de Fora.
O Território de Ibitipoca é um grupo criado no âmbito do Conselho do Parque Estadual de Ibitipoca, direcionado para ações de conservação e desenvolvimento ao redor de Ibitipoca. É composto pelas comunidades de São José dos Lopes, Conceição de Ibitipoca, Rancharia, Moreiras, Bom Jesus do Vermelho, Várzea de Santo Antônio e Mogol. Fazem parte do grupo, lideranças dessas comunidades, Parque de Ibitipoca, Comuna do Ibitipoca e empreendedores sociais.
O grupo atua com a interlocução com governos e parceiros, captação de recursos e implementação de ações. Eles conectam aqueles que querem doar de maneira eficaz e segura com aqueles que mais precisam de apoio para o combate do Coronavirus. E dão apoio a profissionais que estão na linha de frente, nas áreas de saúde e social, nas comunidades vulneráveis, levando recursos e a infra estrutura necessária.
No Levantamento de Necessidades que faz parte do Projeto, verificou-se que a necessidade imediata é a ativação de mais dois leitos na Santa Casa de Lima Duarte, o que tem um custo de R$58.027,00, contando com 2 monitores, 4 bombas de infusão, 2 circuitos de adultos e um 1 circuito infantil.
Os Parceiros da Comuna do Ibitipoca fizeram a doação para a aquisição de um leito e a Vakinha será usada para a compra do 2º leito e equipamentos assessórios necessários.
Outras iniciativas do Território estão sendo implementadas para obtenção de recursos para a confecção de 10 mil máscaras para o município, que serão feitas pelas artesãs da Casa do Sol, uma Casa de Cultura/ONG de São José dos Lopes.
E está em fase de implementação o Projeto de Telemedicina, em parceria com o Moinho, em Juiz de Fora. Serão disponibilizados ramais para atendimento médico, que já conta com 100 médicos cadastrados.
A Campanha de financiamento coletivo foi disponibilizada através do site da vakinha.
Faça sua doação através do link: http://vaka.me/998337.