MINAS FAZ 80 ANOS
O Minas Esporte Clube completa 80 anos de fundação agora em março. A História teve início com o Sr. Estevan Candido, que era proprietário de parte do terreno onde hoje é o campo, e o utilizava como uma olaria para fabricação de tijolos. Naquela época, por falta de espaço para brincar, os filhos do Sr. Estevan: Fabinho, Celsinho, Zé Guilherme e Estevinho, dentre outras crianças, começaram a brincar de bola nesse espaço. Após algum tempo, com a ajuda de seu ajudante na olaria, o Saudoso “Bom Crioulo”, fizeram um “Campinho”.
Com a criação do espaço para jogar bola a criançada foi se reunindo e, em pouco tempo, o local já era pequeno para comportar tantas crianças e jovens. Nesse momento surgiu a ideia de procurar o Dr. Nominato, que era dono de uma parte da várzea que fazia divisa com o terreno, para que ele autorizasse a expansão do campinho.
Posteriormente, a área utilizada como campinho foi doada pelo Dr. Nominato e pelo Sr. Estevan Candido, onde surgiu o campo do Minas. Mais tarde, recebeu o nome de Estádio Estevan Cândido da Silva Delgado.
Então em 05 de março de 1940 em uma sala reservada do Bar São Geraldo, de propriedade de Geraldo Arlindo, na Rua Barão do Rio Branco, nº 213 (atual – Barreira – onde funcionou o Bar Barbante) foi fundado o “Minas Esporte Clube”, nome proposto pelo primeiro presidente, Inimá de Paula Silva, sendo sua diretoria provisória formada por ele, pelo vice José Florêncio de Oliveira; pelo secretário Leonidas Moreira Delgado – substituído em 14 de março pelo Sr. José Geraldino da Costa; pelo tesoureiro José Martins do Nascimento e pelo diretor de esportes Benjamin Bresser.
Transcorridos 80 anos desde a sua fundação, o clube do Minas teve inúmeros presidentes e diretores, sendo eles pessoas ilustres da nossa cidade, que sempre desempenharam papel fundamental na trajetória do clube para que ele pudesse se tornar o que é nos dias atuais. O clube possui, no âmbito esportivo e para lazer, o Estádio Estevan Candido, com uma das melhores instalações para a disputa de partidas e torneio de futebol da cidade, e o Parque Aquático do Minas, que é constituído por duas piscinas, sendo uma semi olímpica, sauna e quiosque à beira das piscinas.
O Clube oferece aulas de Natação durante o verão e, no campo durante o ano todo, Escolinha de futebol para crianças e adolescentes, incentivando crianças de 06 a 14 anos a utilizarem o esporte para se desenvolver.
No Futebol, o Minas Esporte Clube destaca-se no cenário local e regional há anos, tendo conquistado diversos importantes campeonatos. O time principal existe desde o início e o time veterano foi criado em 21 Abril de 1986.
Dentre os títulos conquistados, o clube tem mais de 20 títulos de campeonatos Municipais, titulo de Campeão Interdistral em 1980, de Campeão do Centenário Municipal em 1984, de Campeão Sul de Minas em 94/95 e 96, de Vice Campeão da Copa Alterosa em 2015, de Campeão da Copa Alterosa em 2017 e 2018 e de Super Campeão da Copa Alterosa em 2017.
A Direção atual, tendo como Presidente Paulo César Campos, comemora o aniversário do Clube com realizações e grandes projetos. Eles vêm realizando obras para garantir a segurança das dependências da piscina e melhorias no clube como um todo.
Entre os principais objetivos dessa administração, destaca-se a revitalização e as melhorias no patrimônio, além do resgate da vivência dos sócios nas dependências do clube, tanto no campo como na sede social. Entre os projetos está a reforma de toda a fachada da sede social.
O Minas conta hoje com 317 sócios, sem contar os inúmeros dependentes, que, somados aos sócios, chegam a aproximadamente a 1000 (mil) frequentadores.
O Presidente Paulo César relata que a história de 80 anos (1940) faz pensar na luta, persistência, na vontade de uma simples “pelada” nos fins de tarde, gerar um clube hoje com honra, solidez, respeitado por todos, com um patrimônio invejável na região. “Cabe a nós, diretores, sócios, colaboradores e adeptos ao clube, fazer essa manutenção e, no mínimo, conservar o que construímos nesses longos 80 anos, buscando nossos objetivos de ainda fazer um clube maior, contribuindo para o bem estar dos sócios e admiradores do clube”.
Ele ressalta que o Minas Esporte Clube está aberto a todos, inclusive adversários desportivos, parentes, e filhos, que hoje se encontram “acolhidos” no Minas e estão felizes de ver a realidade do Clube. “Estamos sempre de portas abertas, fazendo o cumprimento de nosso estatuto. Nosso respeito aos sócios e admiradores.
OBRIGADO A TODOS VOCÊS, QUE FIZERAM E FAZEM PARTE DE NOSSA HISTÓRIA!!”