CHUVAS CAUSAM ESTRAGOS NA CIDADE

No último final de semana de fevereiro, Lima Duarte sofreu com uma chuva intensa que causou deslizamentos, pontos de alagamentos, quedas de árvores e barrancos e interrupção da estrada que dá acesso a Ibitipoca, Lopes e Laranjeiras, além de problemas com o abastecimento de água na cidade e elevação do nível da água do Rio do Peixe.
O temporal também motivou a interdição de residências e algumas delas foram interditadas e as famílias tiveram que ser abrigadas em casas de parentes.
A Prefeitura de Lima Duarte decretou, dia 02/03, situação de emergência devido aos estragos provocados pelas fortes chuvas. O decreto é válido por 180 dias.
O transporte escolar de várias localidades foi suspenso, só retornando dia 09/03. A Defesa Civil e a Secretaria de Obras realizaram reparos emergenciais em diversas estradas.
O abastecimento de água também foi afetado por problemas no manancial. Os consertos foram efetivados e o bombeamento de água foi normalizado dois dias depois.
A Prefeitura de Lima Duarte liberou, na noite de 02/03, o trânsito de veículos pelo desvio construído para retomar o trânsito na LMG-181, trecho que liga o município ao distrito de Conceição do Ibitipoca. O fluxo de veículos estava interrompido no local desde a noite de sábado (29), quando a chuva intensa causou estragos em uma das pontes do trajeto. O novo desvio foi construído após cerca de 14 horas de trabalhos, com a colaboração de voluntários, em conjunto com a prefeitura do município. Mas a nova ponte precisou de reparos durante o fim de semana e o acesso foi interrompido, até 08/03.
Na cidade, de acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil foram 21 ocorrências. São 16 famílias desalojadas, uma queda de ponte em via pública, interdição total da LMG-871, estrada que liga o município a Conceição de Ibitipoca e queda de barreira em várias vias vicinais, impedindo o tráfego de veículos.
Confira alguns estragos:
– Na Avenida Centenário, no bairro Esplanada, houve queda de barranco e a via ficou interditada;
– outro trecho da mesma via, próximo ao Centro de informações Turísticas, na rua que dá acesso ao Lago Municipal, árvore e barranco desabaram, interrompendo toda a rua.
– Dois campos de futebol do município, Vila Nova e Santa Terezinha, estão alagados.
– Barrancos caíram em diversos pontos da Rua Manoel Otaviano (Beira Rio) e uma árvore caiu em frente à Ponte do Dinho.
– as águas do Rio do Peixe ficaram mais volumosas e barrentas, invadindo terreiros.
Em casos de urgências as pessoas devem entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone: (32) 99995-9690 (José Reis).

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar