LD & Cia. informa: Coronavírus em MG

Por causa do medo da proliferação do Coronavírus, e depois de dois casos confirmados em Juiz de Fora – MG, a população de Lima Duarte está apreensiva e adotando métodos de precaução. Evitar aglomerações e acirrar as medidas de higiene, com o uso de álcool em gel, são algumas das dicas que todos devem seguir.
Nas farmácias da cidade já não se encontra o álcool em gel e, quando chega, acaba rápido, apesar do preço bem mais elevado. Uma farmácia de manipulação da cidade está fazendo por encomenda, mas já racionou as entregas, para atender a todos. Máscaras também estão difíceis de encontrar e luvas ainda encontra-se normalmente.
Um circo montado no Parque de Exposições foi alvo de um boato que o palhaço teria sido encaminhado para Juiz de Fora, suspeito de Coronavírus. Apesar do boato no fim de semana, várias pessoas foram e levaram crianças aos espetáculos, sendo que deve-se evitar aglomerações. O boato foi desmentido na segunda feira (16/03), pelo Secretário Municipal de Saúde, José Renato.
A rede estadual de ensino já divulgou nota oficial paralisando as atividades de 18 a 22/03, podendo ser prorrogado. As escolas municipais também paralisam as atividades à partir de 18/03. As escolas particulares do município decidiram a paralisação das aulas à partir de 19/03.
No albergue, local de moradia de vários idosos – grupo maior de risco para o coronavírus, a direção divulgou as orientações do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade São Vicente de Paulo, suspendendo temporariamente visitas, missas e momentos de orações, reuniões, celebrações e eventos no local.
A APAE também divulgou comunicado oficial suspendendo as atividades para os assistidos do Centro Dia até 01/04 e mantendo os atendimentos de saúde normal, exceto para pacientes que apresentem sintomas de gripe. A instituição afirma ainda que mantém os protocolos de prevenção do Covid-19 já adotados anteriormente, como a lavagem frequente das mãos e uso de álcool gel, máscaras e luvas.
A Banda e Escola de Música Maximiano Nepomuceno paralisou as atividades por tempo indeterminado.
A organização da Festa do Carro de Bois cancelou o evento, que iria ocorrer nos dias 17, 18 e 19 de abril.
A direção do Parque Estadual de Ibitipoca ainda não divulgou nota oficial sobre o assunto. Mas, no Arraial, um Restaurante já paralisou de atividades, eventos foram cancelados e o Hotel Comuna do Ibitipoca (Engenho) suspendeu temporariamente as hospedagens, reuniões, atendimentos psicológicos e eventos.

Estado de Emergência em Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou na tarde desta segunda-feira (16/03) o segundo caso de coronavírus em Juiz de Fora. A cidade é a única de Minas Gerais com mais de um caso confirmado da doença.
Pelo boletim desta segunda, na Zona da Mata são 17 casos de coronavírus em investigação, sendo que 11 deles estão em Juiz de Fora, dois em Cataguases e um em cada uma das cidades de Além Paraíba, Coronel Pacheco, Muriaé e Viçosa.
No Campo das Vertentes, São João del Rei chegou a oito casos em investigação para a doença e Barbacena continua com dois casos, sendo que um foi descartado pela Prefeitura após resultados de exames.
Na última sexta-feira (13), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) decretou Situação de Emergência em Saúde Pública por causa do coronavírus. Na ocasião, foi anunciado que o Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais conta com 2.795 leitos de UTI que poderão ser utilizados para atendimento dos casos graves de infecção pelo coronavírus, podendo, ainda, adquirir leitos na rede privada e habilitar novos, caso necessário.
Já os casos considerados sem gravidade, após avaliação médica, serão orientados a permanecerem em isolamento domiciliar, com acompanhamento de profissionais da Atenção Primária à Saúde do município onde vive.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar