PSICOLOGIA

A sede da Associação Brasileira Beneficente de Apoio ao Cidadão (ABBAC) em Lima Duarte presta consultas e exames em diversas especialidades médicas. Sendo assim, a cada edição, irá abordar um tema de saúde, consultando especialistas na área. Nesse mês, entrevistamos a Psicóloga Gilda Helena Mendonça Moreira, que falou sobre os problemas que podem ser prevenidos e tratados através dessa especialidade. Confira:
Nome: Gilda Helena Mendonça Moreira
Formação: Psicóloga especialista Clínica e Hospitalar.
Há quanto tempo atende em Lima Duarte? Há 11 anos.
Quais os principais casos atendidos pela Psicologia? Você atende todas as idades?
Pânico, medos, ansiedades, depressão, psicologia familiar. Sim, meus atendimentos compreendem todas as faixas etárias.
Como as pessoas podem evitar esses tipos de problemas?
A psicologia deve ser encarada e tratada de forma diferenciada. Desde a mais tenra idade os seus serviços podem e, se necessários, devem ser procurados. Quanto mais cedo o diagnóstico de algum transtorno, mais eficaz a intervenção e, consequentemente, o sucesso do tratamento. Veja o medo por exemplo, originam das crenças limitantes e todos estão sujeitos a isso. Uma boa dose de disciplina aos direcionamentos apontados na abordagem e no método terapêutico, conjugadas concomitantemente, caso necessário, com auxílio do profissional da medicina, medicações, aliadas a uma boa alimentação e atividade física, perfazem um conjunto de ações e atitudes preventivas.
Existem doenças mais graves causadas por problemas psicológicos?
Sim. Estas doenças possuem um cunho hereditário e comportamental. Em ambas hipóteses as pessoas são levadas a um desconforto enorme, ocasionando, inclusive, danos ao seu meio social e familiar.
Quais? Psicoses, esquizofrenias, fobias.
Como evitar o agravamento de problemas nessa área?
Algumas questões que tangem ao psicológico podem ser evitadas, Outras precisam ser tratadas e acompanhadas por um longo tempo.
Temos ouvido falar muito ultimamente de depressão, síndrome do pânico, distúrbios alimentares com fundo psicológico, envolvimento com drogas, opção sexual e suicídios. Esses casos têm aumentado agora ou estão sendo mais divulgados? Como evitá-los e tratá-los?
Sempre existiram, porém, com a evolução e a globalização dos meios de comunicação, aliadas às campanhas de conscientização, podemos constatar que tornou-se mais de conhecimento e domínio público. Lembrando que as doenças começaram na “psique” humana. Quanto ao tratamento ou forma de evitar ou minimizar, sugiro que sigam as dicas elencadas na resposta acima.
As crianças e adolescentes têm tido mais problemas psicológicos relacionados à separação dos pais, bulyng e outros? Como evitar esses problemas? Como tratá-los?
As questões psicológicas ocorrem em diversas idades e vertentes. Estamos vivendo uma época onde as mesmas precisam e devem ser olhadas com maior cuidado, atenção e empenho.
Existe sexo e uma faixa etária que mais procura o serviço de Psicologia?
Mulheres e crianças são as que mais procuram, de qualquer faixa etária.
Após o diagnóstico da maioria das doenças, como é feito o tratamento?
Acompanhamento através de sessões no consultório e, se necessário, às vezes, com a utilização de medicação prescrita por um médico.
Confira as especialidades atendidas na ABBAC:
– Angiologia e cirurgia vascular
– Alergologia
– Cardiologia
– Dermatologia
– Endocrinologia
– Fisioterapia
– Fonoaudiologia
– Psicopedagogia
– Ginecologia
– Medicina do trabalho
– Neurologia
– Oftalmologia
– Ortopedia e Cirurgias
– Otorrinolaringologia
– Psicologia
– Psiquiatria
– Urologia

ABBAC Lima Duarte
Rua Alfredo Catão, 233 Centro.
Telefone: 3281-2933

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar