LIMADUARTINA EM “ALTOS VÔOS”

A jovem limaduartina Anna Laura, de 16 anos, conquistou o 2º lugar feminino na seleção para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar – Epcar, em Barbacena. Em um concurso acirradíssimo (127 candidatos por vaga), ela destacou-se ainda mais porque a seleção de mulheres é muito difícil (263 candidatas por vaga), por ser o único curso de Ensino Médio Militar que aceita mulheres.
Confira um pouco da vida e preparo de Anna Laura pra esse importante desafio:
Anna Laura Clemente de Brites Rodrigues, 16 anos, é filha de Cinthia Guimarães Clemente de Brites Rodrigues e Marcos Paulo Rodrigues. Estuda no Apogeu, em Juiz de Fora, no 2º ano do ensino médio.
Primeira vez que participa dessa seleção?
Não. A primeira vez que participei foi em 2017.
Como se preparou?
Eu me preparei fazendo o cursinho direcionado para Epcar do Apogeu… Além disso, fiz livros de matemática e de inglês, muitos exercícios e apostilas do colégio.
A cada 15 dias eu fazia um simulado e toda semana fazia redação, além de ficar no colégio desde as 7h da manhã, assistindo às aulas do ensino médio, até 21h40 da noite. E ficava para as aulas do cursinho à tarde e, depois que elas acabavam, eu ficava estudando com amigos.
Qual sua avaliação da dificuldade?
O concurso é bastante difícil, uma vez que exige conhecimentos aprofundados que geralmente não vemos no ensino médio não direcionado. As matérias variam entre níveis de base do 9º ano do ensino fundamental até estudos que só vemos no final do ensino médio.
Além disso, como o concurso é feito pelo Brasil inteiro, a concorrência é acirrada. Para as mulheres, principalmente, pois têm só 20 vagas, umas vez que o concurso chega a ter mais de 7000 inscrições.
Como recebeu a notícia?
Eu recebi a primeira notícia que passaria para a próxima fase quando o gabarito oficial saiu. Nisso, percebi que tinha ido bem ao acertar 85% da prova. Logo depois, saiu a classificação provisória e eu havia ficado em décimo quarto lugar! Já estava dentro das vagas, foi uma surpresa!
Alguns dias depois, sairia o resultado da redação. Estava na escola quando meu coordenador me chamou para olhar no site. Foi um susto quando vi o 10 na tela. Novamente foi uma surpresa, nem sei explicar como me senti.
Já dia 30/08, a classificação definitiva finalmente saiu e eu fiquei em segundo lugar feminino… Foi uma festa, um marco, já que fui a primeira aprovada na Epcar pelo Apogeu.
Começa agora?
O curso começa definitivamente ano que vem, logo em janeiro, em Barbacena, quando passarei por uma adaptação até o carnaval. Logo depois, o estudo vai recomeçar no 1º ano do ensino médio.
Está participando de outras seleções? Quais?
Não estou participando de nenhuma outra seleção.
Infelizmente a Epcar é a única escola de ensino médio que aceita meninas no Brasil atualmente.
Porquê Epcar?
Eu escolhi seguir a carreira militar a partir do exemplo do meu irmão. Ele também fez a prova pra Epcar e conseguiu passar na primeira tentativa, logo no 9º ano. Passou os 3 anos do ensino médio lá, formando- se em 2018. Hoje ele está na AFA, no seu primeiro ano como Cadete.
Ele sempre foi um exemplo pra mim, por ser um irmão tão bom, inteligente e responsável. Quando ele foi embora pra Barbacena, eu senti muito a falta dele. Então, quando íamos visitar ele na Epcar, eu me perguntava se aquilo era realmente bom e se valia a pena ir pra lá. Ao longo dos três anos, ele mudou muito, e pra melhor. Eu via isso nele e pensava que, se fez tão bem pra ele, que é a melhor pessoa que eu conheço, iria fazer pra mim também.
Eu e meus pais acompanhamos tudo, os jogos, competições, eventos e experiências que ele teve e como ele se encontrou naquilo. Eu passei a querer tanto que virou meu sonho. Eu quero me espelhar nele pra sempre, porque me orgulho muito de cada conquista. Hoje ele já está no treinamento de piloto da força aérea e eu não poderia ficar mais feliz por ele. Com isso, quero um dia chegar lá também.
Além de tudo, ver as amizades verdadeiras que ele conquistou me fazem querer ainda mais entrar lá, pois são 3 anos vivendo lado a lado com seus colegas e passando por experiências ruins e outras boas com as mesmas pessoas.
Ontem a Epcar era meu sonho. Hoje isso está perto de se tornar realidade, para que, no futuro, eu possa estar alçando voos mais altos. ✈
Como sua formação em LD contribuiu pra essa vitória?
Eu sempre fui muito dedicada na parte de estudos. Estudava pra poder ficar bem na escola e coisas do tipo.
Eu cheguei no Apogeu e vi que as pessoas em Lima Duarte vivem, parece que em um mundo separado. O que eu achava que sabia muito, na verdade, nem sabia tanto assim.
O que me ajudou foi que, como já estudava em escola particular, estava acostumada a estudar e correr atrás de aprender. O que eu fiz e que deu certo!
Você pretende seguir carreira militar? Sempre pensou nisso ou pensava em algum outro curso superior?
Eu pretendo sim, seguir carreira militar, mas sempre pensei em seguir ou medicina ou arquitetura…
Mas agora que conheci o mundo militar, não me vejo fazendo mais nada! Não consigo nem imaginar como seria.
Qual a relação candidato/vaga?
Esse ano tiveram 23000 inscrições ao todo e são 180 vagas no geral, pra meninos e meninas, o que dá cerca de 127 candidatos por vaga. Tiveram mais ou menos 5260 inscrições femininas, ou aproximadamente 263 candidatas por vaga.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar