PREFEITURA DE LIMA DUARTE E EMATER-MG AMPLIAM O PROJETO DAS FOSSAS TEVAP (TANQUE DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO) PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTES DO VASO SANITÁRIO DOMICILIAR

Praça Juscelino Kubitscheck, 173 – Centro – 36.140-000 – Telefax: (32) 3281-1810O Tanque de Evapotranspiração (TEvap) é um sistema de tratamento e reaproveitamento dos nutrientes do efluente proveniente do vaso sanitário. Criado pelo permacultor Tom Watson, nos EUA, com nome de “Watson Wick” e adaptado por permacultores brasileiros, consiste num sistema fechado onde não há saída de água, seja para filtros ou sumidouros. Nele ocorre a decomposição anaeróbia da matéria orgânica, mineralização e absorção dos nutrientes e da água, pelas raízes dos vegetais. Os nutrientes deixam o sistema incorporando-se a biomassa das plantas e a água é eliminada por evapotranspiração. Não há deflúvio, portanto, não há poluição de solo ou risco de algum microrganismo patógeno sair do sistema.
Um pré-requisito para o uso do TEvap é a separação da água servida na casa. Apenas aquele efluente advindo dos sanitários deve ir para o Tanque. As demais, provenientes de pias e chuveiros, devem ir para outro sistema de tratamento, conforme recomendação da ABNT. A introdução do conceito de separação na fonte da gestão dos esgotos municipais permite o adequado tratamento de diferentes tipos de efluentes de acordo com suas características. Esta é a chave de soluções técnicas para o reuso eficiente da água, energia e fertilizantes. A baixa diluição do efluente e separação na fonte é necessária para a obtenção de sistemas econômicos, assim como já feito em tratamento de esgotos industriais (OTTERPOHL, 2002). Entre as vantagens de utilização de sistemas com plantas para tratamento de esgoto está a possibilidade de alta eficiência no tratamento, baixo custo, inclusive o custo de manutenção, que é mínimo, baixo consumo de energia, tolerância à variabilidade de carga, harmonia paisagística, a não utilização de produtos químicos, aplicação para polimento de efluentes de outros sistemas de tratamento e aplicação comunitária. Uma grande vantagem dessas fossas é que elas não necessitam de manutenção e não precisam ser aberta para limpeza. O processo de decomposição da parte sólida do esgoto e a evapotranspiração da parte líquida é suficiente para a manutenção da fossa. É necessário o plantio de plantas de folhas largas para promover uma maior transpiração e evaporização dos resíduos”.
A Prefeitura de Lima Duarte e a EMATER-MG vem multiplicando a construção dos Tanques de Evapotranspiração no município. Em São Sebastião do Monte Verde foram atendidas diversas famílias que procuraram pela EMATER-MG e em ação com a comunidade e funcionários da prefeitura, construíram suas fossas e se beneficiam delas evitando a contaminação das águas e do solo, contribuindo com a preservação do meio ambiente.
Atualmente, os beneficiados são os moradores da comunidade de São Domingos da Bocaina. Maria Dalva Pereira, Extensionista da EMATER-MG em Lima Duarte, levou aos alunos da comunidade, todas as informações sobre os benefícios proporcionados pelas Fossas TEVAP e espera com isso, que eles sejam multiplicadores dessa ação. Assim, rapidamente, o meio ambiente vem colhendo o sucesso do projeto. Preocupados com o cuidado e preservação, moradores de São Domingos da Bocaína embarcaram nessa empreitada que pretende abraçar os 4 cantos do município.
A construção das fossas é feita em cooperação entre comunidade e prefeitura, responsáveis pelo material e execução dos serviços e EMATER-MG com a coordenação técnica para a construção das fossas.
Os interessados em ter a fossa ecológica podem procurar a Dalva, Extensionista da EMATER para ter as informações necessárias para construção da mesma ou ligar no telefone (32)3281-1302.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar